domingo, 13 de março de 2011

DIA DO CIRCO - ATIVIDADE

O CIRCO JÁ CHEGOU - XUXA

Vem brincar,que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater, palmas porque o circo já chegou

Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz
Tem foca equilibradando a bolinha no nariz
Tem lindas bailarinas
Na pontinha dos pés
Pipoca, algodão doce e picolé

Malabaristas
Equilibristas
O circo já chegou

Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o cico já chegou
Vem dançar que ocico já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou

Tem mágico fazendo tudo desaparecer
Surpresas na cartola, tudo isso é para voce
Tem muitas piruetas
Palhaços de montão
Caindo de bumbum no chão

Trapezistas
Pernas de pau
O circo já chegou

Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, que o circo já chegou

BRINCADEIRAS PARA O DIA DO CIRCO:

EQUILIBRISTA: estenda uma corda,cabos de vassoura e/ou coloque pneus no chão, as crianças caminham sobre eles, se equilibrando.
MÍMICA: Cada criança recebe uma frase ou nome de algum objeto, animal, etc... e de través de ímicas mostrar aos colegas, que por sua vezevem adivinhar do que se trata.
IMITA BICHO: Em um envelope a professora coloca animais que fizam parte do circo, cada criança sorteia, olha a sua fia e imita o bicho, para que os demais adivinhem.

HISTÓRIA PARA O DIA DO CIRCO

O Aniversário de palhaço

Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele. Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:-- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas. E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral. Que aniversário sensacional!
Aula 1 - O circo e o corpo
Objetivo
Reforçar os conceitos da Educação Física trabalhados anteriormente* sob a temática "o circo". Utilizar grandes materiais para realizar movimentos que podem ser feitos no circo. Trabalhar as habilidades motoras básicas de locomoção e estabilização.

* Como eu já trabalhava há algum tempo com essa turma haviam alguns conceitos, atividades, habilidades e materiais que já haviam sido introduzidos são eles: Conceito de Educação Física, habilidade motora básica de locomoção, habilidade motora básica de estabilização, habilidade motora básica de manipulação, conceito de movimento, conceito de grupo, introduzir e explorar grandes materiais, introduzir e explorar pequenos materiais, conceito de cooperação, capacidades física - força, jogos com regras simples.

Estratégia
Roda de conversa, utilização de grandes materiais.

Materiais
Trave de equilíbrio baixa, colchões e plintos.

Conteúdo
5' Conversa inicial sobre os combinados. Quais movimentos podemos fazer no circo? Quais movimentos podemos fazer no circo usando apenas o nosso corpo? (movimentos acrobáticos)
Por que devemos aprender esses movimentos corretamente? São Perigosos?

45' Prática

Parte 1 - Circuito

Estação 1: Exercícios educativos para a execução de rolamento e estrela
Estação 2: Transpor o plinto - montados com alturas diferentes
Estação 3: Andar sobre a trave baixa
Os alunos deverão passar pelas três estações sendo auxiliados pelo professor na estação 1. Colocar colchões sob a trave (mesmo sendo baixa) e em torno dos plintos como medida de segurança.

Parte 2 - Saltos
Convidar todas as crianças para executar saltos.
Quais as formas de saltar? Deixar que as crianças mostrem e depois sugerir:
- grupado
- extendido
- meio-giro
- giro inteiro

10' Conversa final e registro da aula

Considerações


Cabe lembrar que eu tive o privilégio de contar com uma variadíssima gama de materiais uma vez que as aulas se dava dentro do centro esportivo da Universidade de São Paulo, o que nem sempre reflete a realidade dos professores podendo acarretar a necessidade de adaptações.
Essa aula foi realizada em um ginásio de Ginástica Olímpica que as crianças já conheciam e faziam uso.
O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo, escolhi alguns para ilustrar.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.

Nenhum comentário: