PLANO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Jardim III
Introdução
Ter quatro ou cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.
Justificativa
Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
- Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Adaptação
- Identidade e Autonomia
- Identificação
- Interação
- Nome
- Socialização
- Cuidados Pessoais
- Imagem
- Respeito e diversidade
Procedimentos
- Participar de brincadeiras de escolha;
- Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome;
- Ouvir o outro;
- Adquirir habilidades sociais;
- Realizar atividades com independência;
- Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
- Reconhecer o corpo e suas características;
- Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
- Vivenciar situações de higiene e boa alimentação.
- Participar e interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;
- Respeitar as regras simples do convívio social;
- Participar de brincadeiras diversas;
- Realizar ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atitudes, Normas e Valores
- Familiarização com professores, colegas e escola;
- Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;
- Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
- Respeito consigo mesmo e com o outro;
- Auto-estima;
- Organização do tempo;
- Imagem positiva de si;
- Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
- Valorização da limpeza e aparência pessoal;
- Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
- Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
- Realizar ações de forma independente.
Atividades
- Roda da conversa;
- Passeio pela escola;
- Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
- Pesquisas;
- Rotina;
- Cantigas de roda;
- Histórias;
- Calendário;
- Confecção de crachás;
- Jogos com o nome;
- Uso do espelho;
- Jogos e brincadeiras com regras;
- Passeio pela escola;
- Guardar materiais;
- Organizar a sala.
1.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Fazer roda da conversa e de combinados;
- Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
- Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
- Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
- Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
- Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;
- Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo;
- Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
- Orientar as crianças quanto a higiene pessoal;
- Executar o sistema self-service nas refeições;
- Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
- Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;
- Incentivar a livre iniciativa das crianças;
- Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
- Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
- Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
- Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
- Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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2. Movimento
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade).2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Expressividade
- Desenvolvimento pessoal
- Atividades rítmicas
- Equilíbrio e coordenação
- Jogos
- Brincadeiras
Procedimentos
- Dominar o próprio corpo;
- Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;
- Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
- Improvisar e criar seqüências de movimentos;
- Comunicar-se através de gestos e movimentos;
- Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;
- Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
- Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
- Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
- Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
- Conhecer e controlar o próprio corpo;
- Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
- Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
- Discutir jogos coletivos com regras;
- Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.
Atitudes, Normas e Valores
- Desenvolvimento corporal harmônico;
- Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;
- Apropriação da cultura corporal;
- Percepção do próprio desenvolvimento físico;
- Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
- Liberdade para expressar-se;
- Valorização e apreciação das manifestações expressivas;
- Interação e respeito com o grupo;
- Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
- Criatividade;
- Percepção e identificação de diferentes ritmos;
- Combinação de movimentos;
- Coordenação Psicomotora
- Integração com o mundo;
- Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;
- Valorização e respeito às diferenças individuais;
- Participação autônoma em atividades de lazer;
- Valorização das conquistas pessoais;
- Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
- Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
- Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.
Atividades
- Utilização dos brinquedos do parque;
- Escolha livre de brinquedo;
- Imitação;
- Brincadeiras com bola;
- Estátua;
- Cordas;
- Expressão corporal através do som de música;
- Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;
- Circuito;
- Brincadeiras cantadas;
- Brincadeiras de roda;
- Mímica;
- Fórmulas de escolhas;
- Jogos de Faz-de-conta;
- Jogos de representações;
- Jogos de adivinhas;
- Danças;
- Jogos de agilidade, destreza e força;
- Recreação;
- Jogos com brinquedos construídos;
- Jogos com adivinhas;
- Jogos de atirar;
- Atividades rítmicas;
- Jogos de correr e pular;
- Dança;
- Teatro.
2.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.
- Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
- Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.
- Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.
- Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
- Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.
- Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
- Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
- Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
- Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
- Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos.
2.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
3. Música
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.3.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Apreciação musical
- Fazer musical
Procedimentos
- Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Criar músicas e rimas em jogos cantados;
- Escutar atentamente;
- Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
- Expressar-se através da música;
- Desenvolver memória musical;
- Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
- Apreciar som e silêncio.
Atitudes, Normas e Valores
- Interesse por vários estilos musicais;
- Gosto e atenção em ouvir música;
- Escuta atenta;
- Criatividade musical;
- Expressão própria no canto;
- Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
- Acuidade auditiva;
- Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);
- Interação e participação no grupo;
- Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
- Exploração do som e suas qualidades;
- Escuta atenta.
Atividades
- Cantigas de roda;
- Ouvir Clássicos;
- Ouvir e dançar com MPB;
- Brincar com cantigas folclóricas;
- Apreciar o estilo Sertanejo;
- Fazer pseudoleitura das letras de música;
- Brincar com rimas e cantigas inventadas;
- Acompanhamento de canções;
- Dramatizações espontâneas;
- Danças livres ao som de música;
- Canções de folclore;
- Brinquedos de roda;
- Brinquedos cantados;
- Coral;
- Criar rimas;
- Imitar sons;
- Ouvir músicas Gospel
- Compor pequenas canções;
- Interpretar de canções.
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Propor roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
- Trabalhar músicas de diferentes gêneros;
- Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
- Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.
- Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
- Montar e ensaiar um coral na escola.
- Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
- Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas.
3.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
4. Artes Visuais
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- O fazer artístico
- Apreciação
- Reflexão
- Apreciação
Procedimentos
- Observar e reproduzir fotos e paisagens;
- Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
- Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
- Explorar espaços variados;
- Expressar-se livremente;
- Desenhar espontaneamente;
- Expressar vivências;
- Criar desenhos e expressões;
- Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
- Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
- Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas;
- Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
- Interessar-se pelas próprias produções;
- Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
- Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
- Conhecer diferentes produções artísticas;
- Apreciar suas produções e a dos colegas;
- Organizar e cuidar do espaço físico da sala;
- Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
- Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
- Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
- Forma pessoal de expressão;
- Criatividade;
- Observação e atenção;
- Concentração no trabalho;
- Valorização da própria produção e da produção dos outros;
- Organização e cuidado com materiais;
- Cooperação e iniciativa;
- Valorização da produção de arte em geral;
- Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
- Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
- Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade;
- Conhecimento da diversidade de produções;
- Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
- Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;
- Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos.
Atividades
- Desenhar;
- Pintar;
- Construir com sucata;
- Modelar;
- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
- Recortes e colagem;
- Desenho de interferência;
- Jogos de construção;
- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
- Impressão;
- Reprodução de desenho;
- Desenho de observação;
- Desenho de interferência;
- Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
- Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
- Apreciação de obras de arte diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
- Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
- Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
- Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
- Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
5.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
- Diálogo
- Argumentação
Linguagem escrita
- Escrita como representação da fala
- Organização na escrita do nome
- Reescrita a partir de suas hipóteses
- Produção e interpretação de pequenos textos
- Função social da escrita
Procedimentos
- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
- Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;
- Ouvir histórias;
- Usar o diálogo para resolver conflitos;
- Participar da elaboração das regras do grupo;
- Ouvir com atenção;
- Pronunciar as palavras com clareza;
- Reconhecer o nome;
- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;
- Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
- Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;
- Defender seu ponto de vista respeitando os demais;
- Usar corretamente a língua;
- Preparar a fala para uma exposição oral;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
- Saber escrever o próprio nome;
- Reconhecer as letras do alfabeto;
- Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
- Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título;
- Selecionar material para ler;
- Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
- Produzir textos mesmo que não convencionalmente;
- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
- Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens;
- Explorar diferentes tipos de textos;
- Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
- Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;
- Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
- Enriquecimento do vocabulário;
- Preocupação em ser entendido e entender os outros;
- Reconhecimento do próprio nome.
- Escrita atenta;
- Facilidade de expressão;
- Clareza de dicção;
- Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
- Preocupação em ser entendido e entender os outros;
- Valorizar a leitura;
- Valorização da escrita como forma de registro;
- Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos;
- Gosto pela leitura.
- Interesse por ler e ouvir a leitura;
- Zelo com os livros e materiais;
- Respeito pela produção própria e alheia;
- Curiosidade e interesse pela escrita;
- Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;
- Interesse por escrever;
- Reconhecimento da função social da escrita;
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
- Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para completar;
- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de diferentes textos;
- Jogos de escrita;
- Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;
- Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
- Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
- Propor jogos onde se nomeiam letras;
- Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;
- Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
- Dar significado a fala da criança;
- Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
- Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
- Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
- Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
- Trabalhar a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
- Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
- Estimular os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos;
- Propor que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
6. Natureza e Sociedade
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
6.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Conceitos, Fatos e Princípios
- Esquema corporal
- Órgão dos sentidos
- Os lugares e as paisagens
- Meio Ambiente
- Fenômenos da Natureza
- Meio de comunicação
- Meio de transporte
- Tipos de moradia
- Modo de ser, viver e trabalhar
- Saúde
- Plantas
- Seres vivos
Procedimentos
- Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
- Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
- Construir conhecimentos através do contato com a natureza;
- Perceber que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
- Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
- Reconhecer as modificações feitas pelo homem;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
- Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.);
- Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
- Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
- Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes;
- Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
- Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
- Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;
- Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;
- Identificar os seres vivos;
- Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
- Respeito e cuidado com o próprio corpo;
- Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
- Interesse espontâneo em relação a natureza;
- Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
- Observação da paisagem local;
- Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
- Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
- Observação e compreensão dos fenômenos naturais;
- Valorização dos recursos naturais;
- Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;
- Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
- Valorização do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
- Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
- Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
- Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
- Identificação de alguns papéis sociais;
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
- Roda de perguntas;
- Espelho;
- Quadrinhas;
- Recorte e colagem;
- Interferência;
- Pintura;
- Histórias;
- Pesquisas;
- Experiências;
- Cartazes informativos ( uso e confecção);
- Atividades em grupo e individuais;
- Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
- Busca e divulgação sobre a Dengue;
- Brincadeiras;
- Música;
- Filmes;
- Passeios;
- Conversas;
- Jogos;
- Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
- Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
- Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
- Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
- Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
- Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
- Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
- Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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7. Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.7.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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7. Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.7.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Escrita numérica
- Seqüência numérica
- Número e quantidade
- Seriação
- Simbolização
- Espaço e forma
- Grandezas e medidas
- Classificação e ordenação
- Situação-problema
- Cálculo mental
Procedimentos
- Associar símbolos às quantidades correspondentes;
- Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
- Seriar diferentes materiais;
- Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
- Fazer comparações entre números e quantidades;
- Ler, escrever, comparar e ordenar números;
- Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
- Manipular os elementos do seu ambiente;
- Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
- Relacionar tamanhos, formas e medidas;
- Resolver situações-problemas;
- Observar formas geométricas;
- Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
- Separar e generalizar materiais diversos;
- Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
- Analisar e avaliar as suas conquistas;
- Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
- Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
- Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
- Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Registrar números em diferentes situações;
- Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
- Ter confiança em suas próprias estratégias;
- Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
- Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
- Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
- Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
- Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
- Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
- Desenvolvimento da notação numérica;
- Observação do espaço em que vive;
- Curiosidade;
- Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
- Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
- Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
- Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
- Uso da linguagem matemática;
- Exploração e identificação de propriedades geométricas;
- Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
- Análise e avaliação de suas conquistas.
Atividades
- Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
- Bingo e ditado de números;
- Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
- Músicas;
- Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
- Jornais de mercado;
- Jogos de encaixe;
- Jogos numéricos;
- Uso do calendário;
- Pesquisa;
- Jogos de Faz-de-conta;
- Histórias;
- Exploração de numerais em diferentes materiais;
- Músicas;
- Registro de jogos (posição, pontuação);
- Listas;
- Modelagem;
- Recorte e colagem;
- Observar e explorar o ambiente que o cerca;
- Manipular os elementos do seu ambiente;
- Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
- Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
- Jogos de contagem;
- Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
- Ditado de números;
- Bingo;
- Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
- Jogos variados;
- Participar do feitiu e registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
- Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
- Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
- Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
- Propor dramatizações de situações-problema;
- Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
- Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
- Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
- Propor momentos com oficinas de jogos;
- Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
- Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
- Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
- Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
- Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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