sexta-feira, 15 de abril de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Sugestão do Baú: Vygotsky
Sugestão do Baú: Vygotsky
Sugestão de leitura
..............................
Relatos de uma professora
♥♥♥
Acesse a página da Multirio e leia o texto na íntegra:
"Para exemplificar como a teoria de Vygotsky pode iluminar as práticas cotidianas na sala de aula, a professora Ivanise Meyer, das escolas municipais Adlai Stevenson e Gaspar Vianna relata três situações que vivenciou em uma turma de Educação Infantil."
Trabalhando o nome
Trabalhando o nome
~~~~~~~~~~~~
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a seqüência das letras na escrita (Meyer, 2004).
A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil ou nas Séries Iniciais, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita que as crianças já têm e que "colocam em jogo" nessas atividades.
A seguir há uma série de sugestões para tornar a "chamadinha" um momento de aprendizagem.
♥ ♥ ♥
♥ Objetivo: Ler usando índices de leitura (letra inicial, letra final, tamanho do nome, seqüência de letras e direção esquerda→direita) o seu nome e o nomes dos colegas de turma.
♥ Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.♥ Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras: nomes com mais letras do que... ou com menos letras do que... nomes com mesmo número de letras que...
♥ Fazer conjuntos a partir de: letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos e das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente.
♥ "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
♥ Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega. Eles adoram essa brincadeira!!!
♥ Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
♥ Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
♥ Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
♥ Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
♥ Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
♥ A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.
♥ Obs.: Pode-se ter na sala uma lista "fixa", com os nomes de todas as crianças, que servirá como material de consulta das crianças.
Organização da Sala de Aula
Organização da Sala de Aula
Texto de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A organização da sala de aula revela nossa maneira de pensar Educação.
Porém, pode acontecer que a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...
No meu livro Brincar & Viver eu conto a minha história como professora de Educação Infantil e de como modifiquei o espaço da sala de aula para receber as crianças dessa faixa etária.
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.
Deixarei aqui no Baú de Ideias algumas sugestões para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.
Deixarei aqui no Baú de Ideias algumas sugestões para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis.
A "roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem "interrupções" externas.
Lemos para as crianças todos os dias!
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).
Quantas mesas haverá na sala?
As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa.
As mesas também são usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas equivale ao número de alunos na sala.
No trabalho diversificado, pode-se diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma mesma atividade.
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula.
Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Um cantinho para as artes é fundamental!
Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas:
desenho, pintura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções).
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma.
Para organizar esse espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido, bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.
O cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido.
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto.
Já montei aquário na sala várias vezes, as crianças adoram observar os peixinhos!
Também podemos montar terrários.
Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, etc.
Um quadro-de-giz (ou quadro-branco) será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser registrado em cartaz ou "blocão".
Eu uso para registrar a data do dia, escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças, escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de comunicar algo importante para a turma.
O que encontraremos nas paredes?
O que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças.
· Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
· Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
· Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
· Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
· Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
· Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
· Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
· Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
· O espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
· O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.
Muitas escolas contam com a televisão nas sala de aula.
O programa escolhido deverá fazer parte do planejamento.
Há boas propostas que podem ser aproveitadas pela Educação Infantil:
Cocoricó, Sítio do Pica-pau Amarelo, Turma da Mônica, Vila Sésamo, Barney, Baby Einstein, entre outras. Além de filmes e desenhos de animação que divertem as crianças.
Lembre-se: assistir um programa pela televisão não é apenas um "preenchimento de tempo", mas deverá ter um objetivo dentro de planejamento da professora.
Muitas escolas já contam com a informática na Educação Infantil.
Em geral, são utilizados softwares com jogos educativos ou navegação na internet com o mesmo fim.
As atividades desenvolvidas também devem ser planejadas pela professora.
Saindo da sala, as crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se chover, mude a organização das mesas,
crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem divertidas!
O professor pode tornar sua
"sala do tamanho do mundo"!
Mensagens para o Dia Das Mães
Mensagens para o
Dia das Mães
♥♥♥
Dia das Mães
Hoje, acordei de alma branda,
Abracei o dia, beijei o sol,
Fitei a natureza e a cumprimentei,
Por um longo tempo a contemplei
Sementes que brotam aqui, que brotam ali,
Transformando o ambiente em um grande espetáculo.
É a vida que se desponta, que se encanta.
Mas o Criador, o artista não deu fim a sua arte.
Criou você, mulher,
E com sabedoria de Rei,
Deu-lhe a semente da vida,
E fez cantar os poetas, cânticos sem fim:
Mamãe, ternura que envolve,
Carinho que conforta,
Doação sem medidas,
Coragem desenfreada.
Mamãe, proteção que assegura.
Coração que acolhe,
Exemplos que educam.
Mamãe que ama, que ama, que ama...
♥♥♥
RECEITA DE MÃE
INGREDIENTES BÁSICOS:
- APROXIMAÇÃO SEM CERIMÔNIA
- MUITO CALOR NOS SENTIMENTOS
- CONVERSINHAS
- ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO
- ABRAÇOS APERTADOS
- BEIJOS A VONTADE
MODO DE SER:
SONHE O SONHO SEM DUVIDAR,
DEIXE O SORRISO ACONTECER,
OLHE BEM DENTRO DOS OLHOS,
NÃO POUPE ELOGIOS.
APONTE UM DEFEITO, COM JEITO.
CONTE UMA HISTÓRIA,
ACHE GRAÇA DA PIADA,
AJUDE RESOLVER O PROBLEMA.
DIGA SEMPRE:
- EU AMO VOCÊ!
RECOMENDAÇÃO:
O TEMPO DE PREPARO É FUNDAMENTAL: UMA VIDA!
E NÃO SE ESPANTE COM O RESULTADO: A MÃE MAIS
FELIZ COM CERTEZA SERÁ VOCÊ!
♥♥♥
Abecedário da mamãe
A - Amiga
B - Bonita
C - Carinhosa
D - Dedicada
E - Elegante
F - Feliz
G - Gentil
H - Honesta
I - Inteligente
J - Justa
L - Legal
M - Modesta
N - Natural
O - Organizada
P - Protetora
Q - Querida
R - Risonha
S - Sincera
T - Trabalhadora
U - Única
V - Verdadeira
X - Xodó
Z - Zelosa
♥♥♥
Eternamente Mãe
MÃE...
que na presença constante me ensinou na pureza do seu coração a vislumbrar caminhos...
MÃE...
dos primeiros passos, das primeiras palavras...
MÃE...
do amor sem dimensão, de cada momento, dos atos de cada capítulo de minha vida não ensaiados, mas vividos em cada emoção...
MÃE...
da conversa no quintal, do acalanto do meu sono aquecido de amor, aninhada em seu coração....
MÃE ...
do abraço, do beijo que levo na lembrança...
MÃE...
é você que me inspira a caminhar...
MÃE...
a presença de cada passo que o tempo não apaga: por mais longo e escuro que seja o caminho, haverá sempre um horizonte...
MÃE...
Mulher a quem devemos a vida, que merece o nosso respeito, nossa gratidão e nosso afeto.
Autor desconhecido
♥♥♥
Mães Más
Um dia quando meus filhos forem crescidos suficientes para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, hei de dizer-lhes.
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para fazê-los pagar as balas que tiraram da mercearia, e os fazer dizer ao dono:
- Nós roubamos isso ontem e queríamos pagar.
Eu os amei suficiente para ter ficado de pé duas horas junto de vocês, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria realizado em quinze minutos.
Eu os amei o suficiente para os deixar ver, alêm do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas em seus olhos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade de suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais que tudo, eu os amei o suficiente para dizer que não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isto.
Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci...porque no final vocês venceram também!
E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer quando eles lhe perguntarem se a sua mãe era má: -Sim...Nossa mãe era muito má. Era a mãe mais má do mundo!
As outras crianças comiam doces no café e nós tinhamos que comer cereais, leite, pão, frutas...
As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tinhamos de comer arros, feijão, carne, legumes, verduras e frutas...
Ela obrigava-nos a jantar á mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos jantarem vendo televisão...
Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão.
Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos, e o que nós fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos...
Nós tinhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis do trabalho infantil. Nós tinhamos de lavar louça, fazer as camas, lavar roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, e todo tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que ela nem dormia a noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizer sempre a verdade. E quando éramos adolescentes ela até conseguia ler nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata. Ela não deixava que nossos amigos ficassem a buzinar para que saíssemos. Tinham que subir e bater á porta para que ela os conhecesse.
Enquanto todos podiam sair com 11 ou 12 anos, nós tivemos de esperar os 16 anos. Por causa da nossa mãe nós perdemos imensas experiências na adolescencia. Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa dela.
Agora saímos de casa, nós somos adultos, honesto e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "pais maus", tal como a nossa mãe foi.
"Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há suficiente Mães Más"...
Feliz dia das Mães.
♥♥♥
Marcas de Dedos
Às vezes, você se aborrece
Porque ainda sou criancinha
E sempre deixo marcas de dedos
Nos móveis da casa inteirinha.
Mas estou crescendo dia a dia
E logo adulto vou ser
E essas marcas de dedos
Vão todas desaparecer.
Agora deixo uma marca bem especial
Pra você nunca esquecer
Como eram meus dedinhos
Antes de eu crescer.
Para você mamãe, com todo o meu carinho!
♥♥♥
Dia das Mães
A tradição é muito mais antiga do que se imagina.
Alguns historiadores argumentam que o antecessor
do Dia das Mães, era uma festividade na antiga Grécia,
dedicado em favor da deusa Rhea, mulher de Cronus,
mãe dos deuses e deusas. Já em Roma, também havia
uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos
deuses. As festividades em sua honra começaram
por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
A celebração conhecida em Roma como hilária era
comemorada por 3 dias – em março – de 15 a 18.
Alguns afirmam que as celebrações em honra a Cybele
foram adotadas pela igreja no seu início, para venerar
a mãe Maria, mãe de Jesus Cristo. Outros acreditam
que a mãe de Cristo substituiu às celebrações à mãe
dos deuses e ter-se-ia iniciado o costume das
pessoas visitarem a igreja no seu dia de batismo.
Já no século 16, havia na Inglaterra a comemoração
do Domingo das Mães no 4.º domingo durante a
quaresma. Neste dia, os aprendizes e trabalhadores
que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua
casa, levando para suas mães pequenos presentes,
como por exemplo o bolo das mães.
Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da
igreja começaram a se confundir com as celebrações
do Domingo das Mães, com as pessoas começando
homenagear além da mãe da igreja, a sua própria mãe.
Em 1872, Julia Ward Howe foi a primeira pessoa a
sugerir a criação de um dia das mães
dedicado à paz, nos Estados Unidos.
Ela manteve organizado em Boston durante muitos
anos o encontro do Dia das Mães.
Anna M. Jarvis (1864 – 1948), nos Estados Unidos,
filha de pastores é quem originou o Dia das Mães
naquele pais. Ela lecionava, inclusive na escola
dominical da Andrew Methodist Church of Grafton.
Solteira, era extremamente apegada a sua mãe.
Em maio de 1905 faleceu sua mãe Anna Reese Jarvis.
Ainda solteira ficou sozinha com sua irmã cega Elsinore.
Anna sentia imensamente a falta de sua mãe.
Dois anos após a sua morte, em 1907, Anna Jarvis e
suas amigas começaram um movimento, com ministros,
empresários e congressistas para a instituição de um
dia nacional das mães. Ela achava que muitas vezes
as crianças não davam o devido valor às suas mães
enquanto vivas. Ela esperava que a iniciativa
fortalecesse os laços familiares e o respeito aos pais.
O primeiro dia das mães ocorreu a pedido de Anne M.
Jarvis com uma missa em Grafton, West Virginia,
Filadélfia e Pensilvânia em homenagem a sua mãe,
no dia 10 de maio de 1908.
A primeira celebração oficial do dia das mães
foi instituído pelo governador da West Virginia em
1910. Já em 1911 praticamente todos os estados
norte-americanos celebravam o dia das mães e
outros países também já o comemoravam, como
México, Canadá, China, Japão, América do Sul
e África.
A Associação Internacional do Dia
Internacional da Mãe foi fundada em 12 de
dezembro de 1912, com o intuito de incentivar
homenagens significativas às mães.
Em 1914, o presidente Woodrow Wilson institui
o dia nacional das mães a ser celebrado no
segundo domingo de maio.
Apesar de em alguns países a celebração do dia
das mães ser em outra data, nós aqui no Brasil,
junto com a Europa e Estados Unidos entre
outros, comemoramos o dia das mães no
segundo domingo de maio.
Dê um grande abraço em sua mãe, faça-a
feliz em seu dia, prepare uma surpresa
- um gesto vale muitas vezes mais do
que presentes caros. Principalmente curta
a sua mãe, pois ela é única e insubstituível
e apesar de algumas pessoas terem
dificuldades de relacionamento com elas, as
homenagens são mais do que justas, pois sem
o amor delas não estaríamos na face da Terra!
(Autor Desconhecido)
Assinar:
Postagens (Atom)