domingo, 10 de abril de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA

15 MESES A 3 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- demonstram aumento constante de vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam palavras para expressar suas necessidades;


- gostar de bater palmas, imitar gestos e sons;


- gostam de dramatizar livremente;


- gostam de ouvir os adultos repetir as sílabas que pronunciam;


- encontram grande satisfação em ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;


- interessam-se pouco pelo conteúdo das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;


- gostam de ouvir histórias curtas e rimadas;


- gostam de observar gravuras e ouvir música;


- possuem uma atenção dispersiva e alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;


- mudam de assunto rapidamente.




TIPOS DE HISTÓRIA:


- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta: são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo entre a criança e o mundo que a cerca).


- Histórias de bichinhos, brinquedos e outros objetos humanizados;


- Histórias utilizando muitas imagens;


- Histórias utilizando as mãos ou os dedos;


- Histórias dramatizadas com sons e gestos;


- Histórias improvisadas.










3 e 4 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos;


- conquistam a própria linguagem;


- fixam-se como ouvintes. Apresentam maior capacidade de concentração;


- gostam de brincar com jogos, adivinhas...


- possuem maior compreensão da sequência lógica.




TIPOS DE HISTÓRIAS:


- Histórias da vida real: crianças, família e comunidade;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias de exemplos;


- Histórias de objetos e animais humanizados;


- Histórias improvisadas;


- Histórias rítmicas e rimadas.










4 E 5 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de sentimentos;


- possuem uma capacidade de expressão mais desenvolvida;


- possuem maior capacidade de concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como repetir sua sequência.




TIPOS DE HISTÓRIA:


- Histórias da vida real: familiar e comunitária;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias de brinquedos, outros objetos e animais humanizados;


- Contos etiológicos;


- Contos de fadas






5 E 6 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.


- encontram-se no início do processo de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e apreciam a companhia de outras crianças;


- possuem maior capacidade de concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas falando e interessam-se por histórias mais longas.




TIPOS DE HISTÓRIAS:


- Histórias da vida real: família, comunidade;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias com muita ação;


- Histórias de animais;


- Contos de fadas com enredo simples;


- Contos de humor;


- Histórias de exemplo.






** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi)

Nenhum comentário: