domingo, 13 de março de 2011

PLANEJAMENTO

JARDIM

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Linguagem Oral
· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);

· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
· ampliar seu vocabulário;

· vincular o discurso oral com o texto escrito.

Linguagem Escrita

· compreender a funcionalidade da escrita;
· reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita;
· construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
· reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
· iniciar a escrita de palavras contextualizadas;
· criar textos significativos;
· produzir escritas espontânea;
· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e lingüístico.

Linguagem Sonora / Musical

· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;
· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;

· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.

Linguagem Corporal

· explorar suas possibilidades de movimentos corporais;
· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
· reelaborar o real através do imaginário;
· expressar idéias simples com o próprio corpo;

Linguagem Plástica


· produzir desenhos na fase pré-esquemática;

Matemática Classificação:
· classificar objetos com mais de um atributo;
· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
· estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos; · reconhecer as formas geométricas;
· estabelecer correspondência um a um;
· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);

· comparar características dos objetos para formação de pares.
Seriação:

· realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;

· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;

· estabelecer correspondência serial;
· representar séries graficamente;
· nomear os elementos da série. Sequenciação: · identificar, reconhecer e estabelecer seqüências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
· estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.

Medida:


· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis; · estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.

Espaço:

· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.


Tempo:
· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.
Quantificação / Número:

· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· comparar quantidades;
· reconhecer os números no contexto da atividade;
· explorar contagem de rotina.
Natureza e Sociedade
Grupo Social:

· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);
· Compreender a importância das regras e convenções sociais
( por favor, com licença, muito obrigado, ...);

· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola; · Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

Tempo:


· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.

Espaço:


· conhecer local e tipo de moradia;

· explorar bairro onde mora e onde estuda;
· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;

· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.



Elementos Sócio- Culturais do Cotidiano:

· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· conheça a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);

· reconheça a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano:
· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas
( aniversários, cívicas e folclóricas);

· reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.
Trabalho:
· Identificar a importância do trabalho para a vida;

· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;

· Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade.

Corpo humano Ser Humano:
· conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);
· explorar os órgãos dos sentidos;

· estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;
· valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.
Animais:

· identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);
· identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.

Meio Ambiente:


· observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;
· observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );

· observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. );

· conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.


PRÉ-ESCOLA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Linguagem Oral

· narrar histórias conhecidas;

· interpretar e reproduzir histórias oralmente;
· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;

· cantar músicas conhecidas ou inventadas;

· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;

· expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
· valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.

Linguagem Escrita:

· perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
· compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas ( antecipação quantitativa );

· compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
· elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;

· conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
· produzir a escrita no nível alfabético;
· reconhecer e compreender a função social da língua escrita;

· construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
· identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.


Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.

Linguagem Sonora / Musical:
· criar e recriar novas músicas;
· reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;

· cantar e dramatizar histórias, músicas, et.


Linguagem Corporal:

· desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento; · dramatizar de forma criativa;
· dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.


Linguagem Plástica:

· manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
· utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;

· produzir desenhos explorando a fase esquemática.


Matemática

Classificação:


· agrupar elementos segundo os atributos;
· adquirir noção de pertinência;

· classificar por negação;

· descobrir atributos não evidentes entre objetos;

· perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.

Seqüência:


· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.


Seriação:
· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
· quantificar séries;
· realizar construção conjunta de várias séries.

Medida:


· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );

· realizar construções no mesmo nível de um modelo;

· realizar construções em desnível.


Tempo:
· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

Espaço:


· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

Número:


· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais
( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );

· identificar signos numéricos;

· reconhecer e corresponder quantidades;

· corresponder numerais às quantidades;
· identificar diferentes formas de agrupamento;

· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;

· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;

· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;

· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
Natureza e Sociedade

Convívio social: Grupo Social:

· reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;

· conhecer percurso de casa até a escola;
· identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);

· identificar a origem da família e procedência;

· conhecer aspectos da vida rural e urbana;

· perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;

· compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;

· demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

Tempo:


· perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
· perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.


Espaço:


· estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
· estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;

· explorar espaços novos e cada vez mais amplos.


Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano:

· reconhecer os símbolos nacionais;
· conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
· conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Trabalho:

· reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;

· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;

· conhecer processos de industrialização;

· identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.
Corpo e saúde

Ser Humano:

· reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
· conhecer o conceito de saúde;

· conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
· conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;

Animais:


· observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
· confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.


Planejamento

O que é planejamento?

Segundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.Realmente, ninguém planeja alguma coisa para o nada, ou a partir do nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos. Podemos, inicialmente, dizer que planejamento apresenta alguns tipos de procedimentos, entre os quais:


1- o estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;

2- a definição dos caminhos que levará aos objetivos pretendidos;

3- a definição dos procedimentos pedagógicos cabíveis para que possa, através das ações, viabilizar a consecução dos objetivos traçados e pretendidos;

4- o estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.


A partir dessas conclusões e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipação de ações a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.Na escola, enquanto educadores, planejamos para ver concretizadas nossas idéias educacionais, vinculadas à formação e informação de alunos capazes de se inserir, com sucesso, no mercado de trabalho (ou seja de construir seu futuro) e de criar um mundo melhor e mais justo.
Atingir ou não os objetivos propostos já é outra questão. Depende de uma série de fatores dentre os quais a qualidade das ações.
Muitas vezes não percebemos ou não despertamos para essas ações. Nossos erros e acertos ficam condicionados à nossa própria razão de existir. Daí a necessária organização de pensamentos e idéias.Os problemas do dia-a-dia. Assim, no cotidiano das escolas: não há ação ou ações sem um fim previsto e, dependendo da qualidade das mesmas, os resultados serão diferentes.Para que o trabalho da ação educativa tenha sucesso é preciso que as ações sejam eficazes para a obtenção de melhores resultados. Disso decorre que se deve planejar o melhor possível.Para planejar melhor é preciso definir clara e objetivamente o que desejamos alcançar. Porém, muitas vezes, na realização das ações para se atingir os objetivos, aparecem obstáculos dos mais diferentes tipos, principalmente, porque os objetivos não ficaram claros ou são inexeqüíveis. É preciso, portanto, parar, pensar e debater. Por exemplo: os alunos mostram-se indisciplinados, não prestam atenção às aulas, não fazem as lições de casa, faltam constantemente, não estão estudando, mostram-se desinteressados. Frente a esses problemas o coletivo decide: precisamos melhorar!Melhorar o quê? Como melhorar?O caminho seria retornar aos objetivos estabelecidos e não alcançados e rever as ações executadas que não deram certo, alterando, assim o rumo de um trabalho equivocado. Diante do fracasso pode-se, até mesmo, chegar-se à conclusão de que os objetivos propostos não eram exequíveis.Para que o coletivo atinja os objetivos a que se propôs faz-se necessário pois que eles sejam passíveis de serem alcançados.Para cada objetivo podem ser traçados vários caminhos Para sua operacionalização, planeja-se, ordenando-se, passo a passo, racionalmente, as ações, aulas, eventos e tarefas.

No momento em que o coletivo vai planejar, ressaltamos algumas peculiaridades que devem ser levadas em conta:

1- observação do universo escolar, suas particularidades, sua cultura, seu patrimônio, sua vida cotidiana;


2- planejamento para agir - sem ações definidas o plano, estará fadado ao fracasso. Assim antes de inicia-lo faz-se necessário perguntar-se: Que é um plano?, Por que um Plano? Para que um Plano? Como se fazer um Plano? Quando se fazer um Plano? Para quem se fazer um Plano? etc;

3- indicar os responsáveis pela produção das ações, que se querem com êxito;

4- questionar sobre que caminhos serão mais rápidos e eficazes para se atingir os objetivos?
O Papel Social da Escola
Sem organização torna-se difícil chegar-se a algum lugar, pois é o meio de realização do Planejamento. Organização e Planejamento são elementos interdependentes. O segundo não subsiste sem a primeiro.Ao planejarmos, precisamos discutir nossa tarefa social e a função política da escola. Embora, muitas vezes, a escola esteja, inconscientemente, comprometida com os interesses das classes dominantes, reproduzindo suas estruturas e visão de mundo e, às vezes, até legitimando-as, não podemos jamais esquecer de atender aos interesses dos setores mais carentes da sociedade verificando o que, e como, devemos fazer para que a escola possa tornar-se um instrumento eficiente de promoção de mudanças sociais. Precisamos, enfim, pensar que as crianças das classes desfavorecidas que mais têm dificuldades de aprendizagem, são aquelas que reconhecem (também seus pais), o grande valor do docente que lhes deu o instrumental de luta mais eficaz, para a sua ascensão social e transformação da sociedade.

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