segunda-feira, 23 de maio de 2011

Volta às Aulas

Volta às Aulas

Depois de um merecido descanso, nada como começar a planejar o retorno às aulas. O primeiro contato com os pimpolhos é muito importante. Os alunos devem se sentir acolhidos e seguros. Nada como iniciar com uma dinâmica de acolhimento que auxiliará na apresentação dos colegas e professores.

 
Nas séries inicias do Ensino Fundamental é necessário o passeio pela escola, esta pequena excursão ajudará os alunos a conhecerem os setores e os funcionários da instituição.

 
Você poderá fazer um gancho e trabalhar com os signos, extremamente importante na alfabetização, os alunos poderão selecionar símbolos que facilitem a localização da secretaria, pedagogia, direção, almoxarifado, biblioteca. Assim ficará mais fácil para os pequenos entregarem uma chamada, retirarem um material didático entre outros.

 
O que não poderia faltar são os combinados, é essencial que as regras sejam construídas, juntamente com os alunos, nos primeiros dias de aula. Cabe ao professor (a) sensibilizá-los quanto a importância das regras e demonstrar que a vida em sociedade é baseada em direitos e deveres, discutir sobre as consequências de quem transgride as leis etc.

 
Converse com seus alunos, incentive-os, faça com que eles vejam em você um amigo (a) que vai ajudá-los na fascinamente caminhada que é aprender e ler e escrever!

Nenhum comentário: