Sugestões de Atividades:
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário