CONTEÚDOS:♥ Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas.♥ Desenvolver a iniciativa para resolver pequenas situações problemáticas cotidianas, pedindo
ajuda se necessário.♥ Interagir com os coleguinhas e demais pessoas com as quais convive.♥ Participar de brincadeiras onde possam escolher os brinquedos e os parceiros.♥ Trabalhar órgãos dos sentidos.♥ Trabalhar cores.♥ Participar de brincadeiras com meninos e meninas de jogar bola, casinha, etc. ( “ o faz de
conta ” ). Falar ao telefone.♥ Conversar com a criança. Organizar rodas de conversa. Deixar que ela conte feitos
ocorridos. Ouvir suas queixas. Propiciar o diálogo. Ouvir estórias. Manusear livros e revistas.♥ Repetir as palavras corretamente.♥ Ensinar a criança a escutar.♥ Pedir a ajuda da criança na realização de pequenas tarefas.♥ Valorizar a limpeza e aparência pessoal.♥ Conhecer e utilizar algumas regras de convívio social.♥ Relacionamento com os coleguinhas, uso de materiais e espaço físico adequados.♥ Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos e bucal, cuidados e limpeza
de várias partes do corpo.♥ Utilização adequada dos sanitários.♥ Cuidados com as situações de risco no seu ambiente.♥ Procurar entender o choro infantil e propiciar o encaminhamento adequado para solucionar a
situação.♥ Participar de brincadeiras que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se,
dançar, etc.♥ Ouvir produções musicais e Cantar.♥ Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças e improvisação musical.♥ Bandinha rítmica.♥ Uso do desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o gosto por aquilo que faz.♥ Uso de diferentes texturas.♥ Argila, massa de modelar. Empilhar objetos.♥ Comentar os desenhos assistidos com as crianças.♥ Comentários diários sobre o tempo.♥ Uso adequado do lixo. Uso da água e energia elétrica.♥ Conhecimento e cuidados básicos de pequenos animais domésticos, como o cão e o gato.♥ Cuidados com as plantas.♥ Contar quando está doente.♥ Utilizar a contagem oral (cantigas que incluem diferentes formas de contagem – ex.: “a
galinha do vizinho”, “um dois, feijão com arroz”.♥ Usar brinquedos de encaixe.♥ Uso de espaço externo: parquinho, espaço coberto.♥ Jogos de esconder e pegar.♥ Uso de Brinquedoteca (espaço lúdico).
Além deste conteúdo programado para o decorrer do ano, serão incluídas as datas cívicas e
comemorativas dos diferentes meses do ano. Lembrar:
FEVEREIRO / MARÇO:
♥ Dia do Circo♥ Semana da Nutrição ( 26 a 31/03 )
ABRIL:♥ Comemoração do Dia Mundial da Saúde ( 07/04 )♥ Páscoa♥ Dia do Índio ( 19/04 )
MAIO:♥ Dia do Trabalho ( 01/05 )♥ Dia das Mães ( 2º Domingo do mês )
JUNHO:♥ Festa Junina (cantigas, estórias e danças)
AGOSTO:♥Folclore (representação, estórias e danças)♥ Vacinação de cães e gatos♥ Comemoração do Dia do Carteiro
SETEMBRO:♥ Independência do Brasil ( 07/09 )
OUTUBRO:♥ Semana de proteção aos animais ( 4 a 8 /10 )♥ Comemoração do Dia da Ave ( 05/10 )♥ Dia da Criança ( 12/10 )♥ Dia do Professor ( 15/10 )♥ Semana dos bons dentes ( 23 a 27/10 )
NOVEMBRO:♥ Proclamação da República ( 15/11 )♥ Dia da Bandeira ( 19/11 )
DEZEMBRO:♥ Comemoração do Natal – Nascimento de Jesus♥ Festa de encerramento do ano.
CONCLUSÃO GERAL
Transmitir às crianças conhecimentos que atinjam a parte afetiva,
que penetrem em seu modo de ser e em seu coração;
o sucesso visado será sempre o bem estar das crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário