ACESSE:
http://www.ronet.com.br/proensino/creche…
http://www.secom.mt.gov.br/conteudo.php?…
http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/trosaba.P…
http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/batist.ht…
http://www.ronet.com.br/proensino/creche…
http://www.secom.mt.gov.br/conteudo.php?…
http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/trosaba.P…
http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/batist.ht…
- A rotina na Educação Infantil é de suma importância, pois é através dela que as crianças criam o hábito de higiene, regras de educação e respeito ao coleguinha, esperar a sua vez de falar. Desenvolve a oralidade, a fala, a dramatizar a cantar, a ouvir, enfim a criar regras que necessitarão para toda sua vida. A Educação Infantil, é o alicerce para toda uma vida. Sem a rotina tudo até poderia acontecer, no entanto é melhor se precaver e dar o melhor para criança,
- Os sites que a colega indicou são excelentes.
Todos servem para dar dicas e orientações, mas na Educação não existe "receita pronta". Sempre se tem que considerar o grupo com o qual se trabalha, a escola (sua estrutura e organização), suas condições de trabalho,...Enfim, a sua realidade.
Mas com certeza, não pode faltar brincadeiras (área de movimento), jogos (Movimento e Matemática), histórias infantis, músicas com gestos, faz-de-conta com fantasias ou fantoches (Português), experiências simples (por exemplo, fazer gelatina e comer, fazer tinta e usar, fazer sucata e brincar, fazer argila e moldar,...) e muitos passeios pela escola com observação e nomeação de tudo e de todos que se encontrar pelo caminho (área de Natureza e Sociedade).
Se tirarmos as Rotina da Educação Infantil, o que sobra?
Muitos dirão: O Projeto.
Não há necessidade de falar sobre o projeto pois existem mil lugares que fazem a performance dos "Projetos" e das Rotinas?
Então é de extrema importância que os e as professoras repensem sobre a ROTINA. Piaget valoriza muito a rotina e ela não é ruim, porem temos que estudar e investigar que melhor proveito podemos dar a ela.
Alguns exemplos: A chegada. É importante que os professores estejam de bom humor e sempre abrir os braços e sorriso para recber. Sempre utilizar algumas frases capaz de seduzir, como por exemplo: A (diz nome de uma criança que ela gosta muito e já chegou) chegou e já perguntou por você! e outras afins. Este é o tipo de situação que a pessoa tem que fazer porque gosta e não porque é uma orientação.
A Roda: o momento onde a professora pode dar vez e voz para as crianças, mesmo que seja as crianças do maternal. Situações como: Como vai ser o dia para elas naquela manhã ou tarde (eles gostam de saber o que vai rolar - dá segurança e firmeza), deixar a criança expressar e também de ouvir a outra criança. Estas questões e muito mais...
As Rotinas tem sua importância, mas também sair delas de vez em quando é fundamental. Por exemplo: estão acostumadas a lanchar ou almoçar sempre num local. Trocar as mesas de lugar. Fazer as refeições em outro local como pátio, jardim entre outros possíveis.- A rotina é muito importante na Educação Infantil e essa deve ser fundamentada elaborando-se um PLANEJAMENTO SEMANAL, tendo em vista, a rotina da escola como um todo e o horário de funcionamento da instituição.
Além do pedagogico deve conter nesse planejamento as ro
tinas diárias como alimentação, higiene pessoal, hora do sono (no caso, de crianças do integral) e tbm a parte de recreação.....
A rotina na educação infantil não deve ser encarada apenas
como um processo mecânico a ser seguido pelo pro
fessor....mas sim instrumento para dar segurança aos alunos e ser uma grande ferramenta no processo
ensino-aprendizagem. - *Conversa informal.
*chamadinha
*visualisar o tempo (frio,quente,sol chuva) se souber alguma música cantar.
*oração
*cantigas de roda.
*cantigas atuais.
*refeição
*higiene
*noções de números,(através da chamadinha)
*letra do alfabeto ( chamadinha)
*Nome do coleguinha que começa com a mesma letra...
Se procurar no dicionário a palavra rotina quer dizer o mesmo caminho trilhado todos os dias ou hábito de fazer as mesmas coisas todos os dias.
Na Educação Infantil qual é a rotina? Essa rotina quase sempre é parecida ou semelhante. No primeiro momento é a chegada da criança. Lanche. Troca de fraldas. “Momento da ‘Roda” - utilizado de forma em ficar todas em forma de circulo e trocar informações e idéias. Almoço. Soninho. Hora da atividade (muitas escolas usam esta denominação). - A rotina é muito importante na Educação Infantil e essa deve ser fundamentada elaborando-se um PLANEJAMENTO SEMANAL, tendo em vista, a rotina da escola como um todo e o horário de funcionamento da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário