sábado, 9 de abril de 2011

Exemplo de Rotina para Educação Infantil

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A rotina na Educação Infantil é de suma importância, pois é através dela que as crianças criam o hábito de higiene, regras de educação e respeito ao coleguinha, esperar a sua vez de falar. Desenvolve a oralidade, a fala, a dramatizar a cantar, a ouvir, enfim a criar regras que necessitarão para toda sua vida. A Educação Infantil é o alicerce para toda uma vida. Sem a rotina tudo até poderia acontecer, no entanto é melhor se precaver e dar o melhor para criança,
  • Na escola em que trabalhava (bilíngüe), o tempo tinha que ser dividido e seguido quase que religiosamente, porque as crianças tinham que ir para a outra aula às 10h30min.
    Então fazíamos assim:

    Pré I (entrada as 07h10min):
    * Oração (até 07h20min)
    * Roda de conversa (conversávamos sobre o dia anterior ou final de semana ou um tema que as crianças gostariam de falar (historinha, desenho, etc) e explicávamos o que estudaríamos (na lousa) - 7:20 as 7:40
    * Chamadinha, sorteio dos ajudantes do dia, observação do clima - 7:40 as 7:50 +-
    * Atividade (folha ou apostila/música) - até 9:15
    * Lanche às 9:15
    * Parque - 9:45 - 10:15
    * Música e/ou brincadeiras no pátio externo (10:15 às 10:30).

    Pré II (recebíamos as crianças as 10:30)
    * Roda de conversa, chamadinha, sorteio dos ajudantes do dia, música - 10:30 as 11h +-
    *Atividades no caderno/apostila/folhas avulsas - até 12h
    * Almoço (12h)
    * Higienização (12:30 a 12:45)
    * Hora do relaxamento (12:45 às 13h) - música e atividade de relaxamento
    * Música/brincadeiras no pátio externo (até 13:15 +-)
    * Entrega de agendas e organização da saída
    * Saída 13:45
Se procurar no dicionário a palavra rotina quer dizer o mesmo caminho trilhado todos os dias ou hábito de fazer as mesmas coisas todos os dias.
Na Educação Infantil qual é a rotina? Essa rotina quase sempre é parecida ou semelhante. No primeiro momento é a chegada da criança. Lanche. Troca de fraldas (se for cça pequena). “Momento da ‘Roda” - utilizado de forma em ficar todas em forma de circulo e trocar informações e idéias. Almoço. Soninho. Hora da atividade (muitas escolas usam esta denominação).

Se tirarmos as Rotina da Educação Infantil, o que sobra?

Muitos dirão: O Projeto.

Não há necessidade de falar sobre o projeto, pois existem mil lugares que fazem a desempenho dos "Projetos" e das Rotinas?

Então é de extrema importância que os e as professoras repensem sobre a ROTINA. Piaget valoriza muito a rotina e ela não é ruim, porem tem que estudar e investigar que melhor proveito pode dar a ela.

Alguns exemplos: A chegada. É importante que os professores estejam de bom humor e sempre abrir os braços e sorriso para Recber. Sempre utilizar algumas frases capaz de seduzir, como por exemplo: A (diz nome de uma criança que ela gosta muito e já chegou) chegou e já perguntou por você! E outras afins. Este é o tipo de situação que a pessoa tem que fazer porque gosta e não porque é uma orientação.

A Roda: o momento onde a professora pode dar vez e voz para as crianças, mesmo que sejam as crianças do maternal. Situações como: Como vai ser o dia para elas naquela manhã ou tarde (eles gostam de saber o que vai rolar - dá segurança e firmeza), deixar a criança expressar e também de ouvir a outra criança. Estas questões e muito mais...

As Rotinas tem sua importância, mas também sair delas de vez em quando é fundamental. Por exemplo: estão acostumadas a lanchar ou almoçar sempre num local. Trocar as mesas de lugar. Fazer as refeições em outro local como pátio, jardim entre outros possíveis.
  • A rotina é muito importante na Educação Infantil e essa deve ser fundamentada elaborando-se um PLANEJAMENTO SEMANAL, tendo em vista, a rotina da escola como um todo e o horário de funcionamento da instituição.
    Além do pedagógico deve conter nesse planejamento as ro
    tinas diárias como alimentação, higiene pessoal, hora do sono (no caso, de crianças do integral) E TAMBÉM a parte de recreação.....
    A rotina na educação infantil não deve ser encarada apenas
    como um processo mecânico a ser seguido pelo pro
    fessor....mas sim instrumento para dar segurança aos alunos e ser uma grande ferramenta no processo
    ensino-aprendizagem.
*Conversa informal.
*chamadinha
*visualizar o tempo (frio,quente,sol chuva) se souber alguma música cantar.
*oração
*cantigas de roda.
*cantigas atuais.
*refeição
*higiene
*noções de números,(através da chamadinha)
*letra do alfabeto ( chamadinha)
*Nome do coleguinha que começa com a mesma letra

Nenhum comentário: