Pode haver ensino sem que haja educação?
A diferença entre ensino e educação
Para a maioria dos que publicam suas idéias, não há diferença entre ensino e educação. Para essa maioria, quem ensina educa e quem educa ensina, como se esses termos fossem sinônimos. Em realidade, ensinar significa instruir, e educar significa criar bons hábitos ou um bom caráter de conduta.
O ensino, que é instrução, se dirige ao intelecto e o enriquece. A educação visa aos sentimentos e os põe sob o controle da vontade. Assim, pode-se adquirir um ótimo caráter de conduta com pouca instrução, o que já permite viver feliz. Por outro lado, pode ser cultivado, sem nenhuma educação, um péssimo caráter de conduta, que será tanto pior quanto mais instrução houver - é aqui que se enquadram todos os corruptos e grandes golpistas que tiveram muito ensino e pouca educação, e que nunca serão realmente felizes.
Infelizmente, em toda a civilização ocidental, com raras exceções, os professores se limitam a passar o programa de sua matéria sem falar no valor dos bons hábitos e, se há problema de conduta, este é transferido para a direção ou para o setor pedagógico, que se limitam a advertências e informações.
São realmente poucos os que sabem que educação não se faz com simples informações, mas com motivações contínuas que visem despertar os bons sentimentos, que são, especialmente, o amor, porque todos os outros sentimentos são dele derivados. Acentua-se o amor pelo bom conceito entre colegas e em todo ambiente vivencial, junto com o amor pelo estudo.
Para tornar mais fácil a compreensão da importância do amor, darei algumas definições mínimas dele mesmo e de seus derivados: Como na finalidade de todas as nossas ações, sempre temos o preenchimento de uma necessidade ou falta, e como, para este preenchimento, a natureza nos alicia com prazeres, o amor surge em função desses prazeres.
Podemos, então, dizer que o amor é um laço afetivo que liga o sujeito, que ama, ao objeto amado; e o amor será tanto maior quanto maior for o prazer que lhe deu, ou promete dar-lhe origem. Ira é o sentimento que se forma quando alguém ofende ou agride um objeto por nós amado. Ódio resulta de mais repetições das causas da ira.
Rancor é o extremo do ódio, quando desaparece qualquer raciocínio. Saudade só experimenta quem tem um objeto amado ausente. Etc. Como a educação é do que mais precisamos e como ela é confundida com o ensino, não podemos deixar de colocá-la ao alcance de todos; para tanto, temos que simplificá-la e facilitá-la, o que se resume nestas poucas palavras: educar não é ralhar nem punir e nem exigir sacrifícios.
Educar é despertar amores por tudo de bom que podemos construir. Educar é convencer (não vencer) o educando de que ele nasceu para ser feliz, o que ele só conseguirá se ele aprender a viver bem, com alegria, e amor pelo que é bom, sem prejudicar e sem desrespeitar a ninguém.
Pode haver aprendizagem sem que haja educação?
[Em suma, podemos considerar que a educação, a forma de educar, a característica de cada processo pedagógico descrito na história da evolução da humanidade, foi fomentado e modelado pelo modo de vida de cada época. A busca de melhorias para o modo de vida sempre travou grandes batalhas contra a intolerância e incredulidade de muitos, assim como a ciência, á educação também se norteia na máxima de Galileu Galilei: “A verdade é filha do tempo e não da autoridade”]
A diferença entre ensino e educação
Para a maioria dos que publicam suas idéias, não há diferença entre ensino e educação. Para essa maioria, quem ensina educa e quem educa ensina, como se esses termos fossem sinônimos. Em realidade, ensinar significa instruir, e educar significa criar bons hábitos ou um bom caráter de conduta.
O ensino, que é instrução, se dirige ao intelecto e o enriquece. A educação visa aos sentimentos e os põe sob o controle da vontade. Assim, pode-se adquirir um ótimo caráter de conduta com pouca instrução, o que já permite viver feliz. Por outro lado, pode ser cultivado, sem nenhuma educação, um péssimo caráter de conduta, que será tanto pior quanto mais instrução houver - é aqui que se enquadram todos os corruptos e grandes golpistas que tiveram muito ensino e pouca educação, e que nunca serão realmente felizes.
Infelizmente, em toda a civilização ocidental, com raras exceções, os professores se limitam a passar o programa de sua matéria sem falar no valor dos bons hábitos e, se há problema de conduta, este é transferido para a direção ou para o setor pedagógico, que se limitam a advertências e informações.
São realmente poucos os que sabem que educação não se faz com simples informações, mas com motivações contínuas que visem despertar os bons sentimentos, que são, especialmente, o amor, porque todos os outros sentimentos são dele derivados. Acentua-se o amor pelo bom conceito entre colegas e em todo ambiente vivencial, junto com o amor pelo estudo.
Para tornar mais fácil a compreensão da importância do amor, darei algumas definições mínimas dele mesmo e de seus derivados: Como na finalidade de todas as nossas ações, sempre temos o preenchimento de uma necessidade ou falta, e como, para este preenchimento, a natureza nos alicia com prazeres, o amor surge em função desses prazeres.
Podemos, então, dizer que o amor é um laço afetivo que liga o sujeito, que ama, ao objeto amado; e o amor será tanto maior quanto maior for o prazer que lhe deu, ou promete dar-lhe origem. Ira é o sentimento que se forma quando alguém ofende ou agride um objeto por nós amado. Ódio resulta de mais repetições das causas da ira.
Rancor é o extremo do ódio, quando desaparece qualquer raciocínio. Saudade só experimenta quem tem um objeto amado ausente. Etc. Como a educação é do que mais precisamos e como ela é confundida com o ensino, não podemos deixar de colocá-la ao alcance de todos; para tanto, temos que simplificá-la e facilitá-la, o que se resume nestas poucas palavras: educar não é ralhar nem punir e nem exigir sacrifícios.
Educar é despertar amores por tudo de bom que podemos construir. Educar é convencer (não vencer) o educando de que ele nasceu para ser feliz, o que ele só conseguirá se ele aprender a viver bem, com alegria, e amor pelo que é bom, sem prejudicar e sem desrespeitar a ninguém.
Pode haver aprendizagem sem que haja educação?
[Em suma, podemos considerar que a educação, a forma de educar, a característica de cada processo pedagógico descrito na história da evolução da humanidade, foi fomentado e modelado pelo modo de vida de cada época. A busca de melhorias para o modo de vida sempre travou grandes batalhas contra a intolerância e incredulidade de muitos, assim como a ciência, á educação também se norteia na máxima de Galileu Galilei: “A verdade é filha do tempo e não da autoridade”]
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