domingo, 5 de junho de 2011

ENSINO NAS RELAÇÕES HUMANAS

O ENSINO NAS RELAÇÕES HUMANAS




(*) As únicas coisas certas na nossa vida são as mudanças constantes.
Elas acontecem diariamente e permanentemente, mesmo que não
tenhamos consciência delas. As nossas mudanças são inevitáveis e
podem acontecer de duas maneiras:
• Por maturação - à medida do nosso amadurecimento, nosso
crescimento e desenvolvimento natural.
• Por aprendizagem - que acontecem nas nossas atitudes e
comportamentos, de forma estimulada, provocada, conduzida e
dirigida a um fim determinado.
Ensino é um processo de comunicação, como qualquer outro. Há um
“emissor” (ou professor ou monitor ou chefe ou supervisor) que envia
“mensagens” (ou conteúdo ou assunto ou tarefa) através de “um
canal” (meio de comunicação), para um “receptor” ou
“receptores” (alunos ou treinandos ou funcionários) que devem recebe-
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las sem “ruídos“, isto é, sem distorções, exatamente como o emissor
deseja que mude o comportamento.
Se a “mensagem” foi bem recebida e provocou as mudanças desejadas
de atitude e comportamento nos receptores, é sinal de que houve
realmente comunicação.
Assim também, só há ensino, quando aqueles que ensinam, pais,
religiosos, monitores, professores, etc., conseguem as mudanças
desejáveis daqueles que devem aprender, isto é, mudanças por
aprendizagem. Se não houve mudanças, não houve ensino.
Ensinar é, acima de tudo, relacionamento humano sincero e emotivo,
sempre com a intenção de contribuir e o objetivo de fazer manifestar
mudanças positivas e definitivas nas atitudes e comportamentos das
pessoas (alunos), de acordo com o que está sendo ensinado, isto é,
conseguir aprendizagem.
Somente com um relacionamento humano sincero e emotivo consegue-se
comunicar e transmitir experiências, conhecimentos, informações ou
esclarecimentos úteis e indispensáveis a uma boa educação, isto é, uma
boa formação de personalidade.
A formação ou mudança da conduta humana é conseguida, dependendo
sempre da qualidade do relacionamento humano entre quem ensina e
quem deve aprender.
Está comprovado que é a personalidade entusiasta, incentivadora e
positiva de quem ensina que contagia e verdadeiramente educa e
provoca mudanças por aprendizagem.
Os materiais didáticos, recursos áudio visuais ou multi-sensoriais,
servem apenas como “canais” para ajudar na sua comunicação, no seu
ensino, como veremos adiante.
A personalidade entusiasta sempre consegue aprendizagem. Cultiva um
relacionamento humano com amor, bondade, compreensão porque é
exemplo daquilo que ensina e procura adequar as técnicas de
comunicação ao seu jeito de ser.
A incoerência de quem ensina, isto é, que “prega o que não faz”, não
convence e impossibilita as mudanças por aprendizagem.
As mudanças por aprendizagem também são favorecidas e estimuladas
pela atmosfera alegre, animadora, descontraída, disciplinada e
organizada do ambiente onde se está ensinando.
O medo, as ameaças, as acusações, as impaciências, as irritabilidades,
as gritarias, a anarquia e bagunça são os grandes bloqueios para as
mudanças por aprendizagem.
Quando verdadeiramente Ensinamos, somos excelentes agentes de
mudanças desejadas, benéficas e definitivas nas atitudes e
comportamentos das pessoas humanas.
Podemos estar Ensinando e Aprendendo em todos os momentos e em
todos os lugares e assim ajudando a melhorar o mundo.
*Marins Holtz, Maria Luiza – “Seja Bem Sucedido nas Relações Humanas”-
Edição MH Assessoria Empresarial S/C Ltda. – www.mh.etc.br

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