domingo, 5 de junho de 2011

Plano de aula de musica

 
 
 

Plano de aula de musica

Como é a música?
Planejamento para eixo de Música –Educação Infantil

Título: Como é a música?
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Música
Conteúdo:
- Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
- Repertório de canções para desenvolver memória musical.
- Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
Objetivo:
- Ouvir canções diversas para ampliar a memória musical.
- Reconhecer algumas propriedades musicais, adivinhando melodias conhecidas.
- Desenvolver a capacidade de lembrar as propriedades musicais dos sons, mantendo o tom e o ritmo correspondente da canção apresentada.
- Expressar-se por meio da música.
Material:
- CDs com canções diversas. Podem ser selecionadas obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros lugares.
- Aparelho de som.

Conhecimento prévio (conceitos e/ou noções envolvidas):
- Conhecer algumas canções de repertório folclórico.
Atividade motivacional:
Organizar os alunos sentados em um círculo e desafiá-los a descobrirem qual canção o professor irá cantarolar.
Cantarolar, por exemplo, um trecho da canção Atirei o pau no gato – sem pronunciar as palavras. Logo que os alunos descobrirem qual a canção cantarolada, instigá-los a cantarem.
Propor que os próprios alunos cantarolem canções conhecidas para os colegas adivinharem qual canção é.
Encaminhamento metodológico:
1. Combinar com os alunos sobre a apresentação de canções diversas, algumas conhecidas, outras menos conhecidas, uma de cada vez. Em um determinado momento, a canção será interrompida, ocasião em que devem continuar a cantá-la.
2. Inicialmente, apresentar faixas de canções bem conhecidas dos alunos, de modo a favorecer a realização da atividade. Gradativamente e de maneira equilibrada, introduzir outras canções um pouco menos conhecidas.
3. Propor o jogo “Como é a música”:
a) Organizar a turma em dois grupos.
b) Decidir qual grupo iniciará o jogo por meio de sorteio.
c) Selecionar uma canção para apresentar ao primeiro grupo. Os componentes devem escutá-la e, quando o professor fizer a pausa, devem continuar a cantar alguns versos.
d) A cada canção que for continuada adequadamente, o grupo recebe um ponto.
e) A atividade deve seguir por revezamento, alternando os estilos de canções apresentadas aos grupos.
f) Vence a rodada a equipe que marcar mais pontos.
Avaliação:
Reconhecer se os alunos:
- participam de jogo coletivo;
- mantêm na memória as canções do repertório infantil e de diferentes culturas;
- apresentam interesse por escutar canções diversificadas;
- adivinham melodias conhecidas;
- desenvolvem a capacidade de lembrar o tom e o ritmo correspondentes a cada canção apresentada

Nenhum comentário: