Projeto Trabalhando com a música
1)escolha uma música que os alunos já saibam de cor (boi da cara preta, atirei o pau no gato, pai francisco...), escreva-a num cartaz e fixe-a num local onde todos os alunos possam visualizá-la. dê a todos a letra da música.
2)de início não fale do que se trata e deixe que eles explorem a letra da música fazendo suas deduções. após, leia junto com eles e permita que eles descubram a música. use um cd com a música e coloque no rádio para eles possam ouvir e cantar juntos. depois que todos já cantaram a música com o auxílio do cd, cante você com eles fazendo a leitura de ajuste no cartaz (lendo, acompanhando a letra da música com o dedo ou uma régua). ah, os alunos adoram quando vêem o(a) professor(a) participando da atividade com eles. os deixam bem próximos!!
3)depois que todos já sabem a música, peça para que eles encontrem determinadas palavras na letra da música e as circulem com cores diferentes (você também vai estar trabalhando cores!!). faça isso na folha deles e depois peça para alguns alunos acharem as mesmas e outras palavras no cartaz).
4)depois disso, você pode distribuir uma folha onde as últimas palavras de cada verso da música(substantivos) estejam faltando para que eles possam completar com as mesmas (sem o apoio da letra completa da música, senão eles não refletem sobre a leitura e escrita e vira apenas uma cópia!). auxilie os que encontrarem dificuldades!! (faça essa atividade primeiramente no coletivo para que eles compreendam, levando-os a refletir sobre a leitura e a escrita.)
5)outra atividade é pedir para que usem alfabeto móvel para escrever parte da música (um verso ou o nome da música). pode também fazer esta atividade utilizando as palavras embaralhadas de parte da música para que eles organizem.
6)divida a música em versos e embaralhe-os para que eles possam organizar os mesmos coletivamente. depois peça para que eles tentem fazer o mesmo em duplas ou sozinhos de acordo com o nível da turma ou de alguns alunos.
7)finalizando, peça para que eles reescrevam a música (em duplas produtivas de acordo com o nível de escrita ou individualmente). você também pode reescrevê-la juntamente com eles tornando-se o escriba de seus alunos, onde eles vão poder observar algumas questões peculiares da escrita (pontuação,que se escreve da esquerda para a direita, grafia de algumas palavras,quando acaba a linha continua-se a escrever na linha de baixo e a partir da esquerda em direção à direita...). mas nunca faça isso para que eles copiem!! isso não ajuda no processo de aquisição da língua escrita!!
deixe o cartaz à mostra na sala mesmo após o término do trabalho com aquela música no projeto para que os alunos tenham a oportunidade de sempre explorá-lo e o consultarem. dessa forma você estará contribuindo para a construção de um ambiente alfabetizador que será muito importante para a alfabetização de seus alunos!! mas lembre-se sempre de retirá-lo do campo visual dos seus alunos quando fizer uma atividade com a mesma música para que eles não copiem e sim arrisquem a escrita, pois o erro é importantíssimo na construção do conhecimento em busca dos acertos!!! se não tentar, ninguém aprende. o mesmo acontece conosco quando tentamos acertar na nossa prática pedagógica e na vida. se não tentarmos, nunca saberemos se dará certo ou não! e se errarmos, encontraremos formas para acharmos os acertos!
você pode buscar outras formas de explorar a letra de uma música!
e lembre-se de sempre auxiliar os seus alunos quando precisarem!! você é o mediador da aprendizagem deles!!
e também sempre faça a atividade no coletivo, com a participação de todos, para depois partir para o trabalho em dupla ou individual.
em dupla, os dois alunos trocam suas experiências onde um auxilia o outro e constroem juntos sua aprendizagem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário