Existem outras classificações formuladas por outros autores, porém considero esta mais objetiva e abrangente.
Escrevemos e lemos para recordar, registrar, localizar, manipular, ordenar, classificar, etc. dados concretos e/ou informações específicas. Exemplos:
- Nomes, títulos
- Listas
- Agendas e guias (telefônicos, endereços, etc)]
- Índices (livros, revistas, etc)
- Horários e datas
- Cartazes (cardápio, aniversariantes, ajudantes)
- Catálogos (comerciais, exposição, etc)
- Dicionários, enciclopédias, atlas, etc.
Escrevemos e lemos para informar e nos informar sobre temas gerais, acontecimentos, fatos, etc. Exemplos:
- Convites
- Rótulos
- Cartazes (murais)
- Folhetos (divulgação)
- Notícias, artigos e reportagens
- Anúncios e propaganda
- Correspondência (bilhete, carta, cartão, etc)
- Diários (da criança, da turma)
- Entrevistas
Escrevemos e lemos para desenvolver a sensibilidade artística; partilhar emoções, transmitir valores culturais, sociais e morais; entretenimento e diversão. Exemplos:
- Narrativas: fábulas, lendas e mitos
- Narrativas: contos
- Outras narrativas curtas
- Narrativas: novela e romance
- Parlenda, trava-língua, quadra, provérbio, adivinha
- Poético (poesia, prosa rimada, poema narrativo)
- Livro de imagem
- Teatro
- Histórias em quadrinhos
- Livro-texto (escolar)
- Livros de consulta: enciclopédias, etc.
- Biografias
- Artigos temáticos e relatórios
- Variados: resumo, roteiro, seminário, etc.
Escrevemos e lemos para ensinar e aprender a fazer coisas; comunicar instruções; regular o comportamento, etc. Exemplos:
- Receitas
- Regras: combinados, códigos, etc.
- Instruções (jogo, trabalhos manuais, utilização, etc)
* * -- * * -- * * -- * * -- * *
É importante planejar atividades de leitura e escrita que permitam à criança conhecer, experimentar, vivenciar e produzir os textos presentes no seu dia-a-dia, em casa e na escola. Só poderemos aproveitar esses momentos, se tivermos conhecimento dos conteúdos. Considero que conhecer a tipologia textual deva fazer parte do acervo pedagógico do professor(a) desde a Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário