quinta-feira, 9 de junho de 2011

TIPOLOGIA TEXTUAL "

" TIPOLOGIA TEXTUAL "Fonte: CURTO, Lluís, Maruny et al. Escrever e ler. Ed. Artmed. V. 1. (p. 188 a 192)
Existem outras classificações formuladas por outros autores, porém considero esta mais objetiva e abrangente.



TEXTOS ENUMERATIVOS

Escrevemos e lemos para recordar, registrar, localizar, manipular, ordenar, classificar, etc. dados concretos e/ou informações específicas. Exemplos:
  • Nomes, títulos
  • Listas
  • Agendas e guias (telefônicos, endereços, etc)]
  • Índices (livros, revistas, etc)
  • Horários e datas
  • Cartazes (cardápio, aniversariantes, ajudantes)
  • Catálogos (comerciais, exposição, etc)
  • Dicionários, enciclopédias, atlas, etc.
TEXTOS INFORMATIVOS

Escrevemos e lemos para informar e nos informar sobre temas gerais, acontecimentos, fatos, etc. Exemplos:
  • Convites
  • Rótulos
  • Cartazes (murais)
  • Folhetos (divulgação)
  • Notícias, artigos e reportagens
  • Anúncios e propaganda
  • Correspondência (bilhete, carta, cartão, etc)
  • Diários (da criança, da turma)
  • Entrevistas
TEXTOS LITERÁRIOS

Escrevemos e lemos para desenvolver a sensibilidade artística; partilhar emoções, transmitir valores culturais, sociais e morais; entretenimento e diversão. Exemplos:
  • Narrativas: fábulas, lendas e mitos
  • Narrativas: contos
  • Outras narrativas curtas
  • Narrativas: novela e romance
  • Parlenda, trava-língua, quadra, provérbio, adivinha
  • Poético (poesia, prosa rimada, poema narrativo)
  • Livro de imagem
  • Teatro
  • Histórias em quadrinhos
TEXTOS EXPOSITIVOS

  • Livro-texto (escolar)
  • Livros de consulta: enciclopédias, etc.
  • Biografias
  • Artigos temáticos e relatórios
  • Variados: resumo, roteiro, seminário, etc.

TEXTOS PRESCRITIVOS

Escrevemos e lemos para ensinar e aprender a fazer coisas; comunicar instruções; regular o comportamento, etc. Exemplos:
  • Receitas
  • Regras: combinados, códigos, etc.
  • Instruções (jogo, trabalhos manuais, utilização, etc)

* * -- * * -- * * -- * * -- * *

É importante planejar atividades de leitura e escrita que permitam à criança conhecer, experimentar, vivenciar e produzir os textos presentes no seu dia-a-dia, em casa e na escola. Só poderemos aproveitar esses momentos, se tivermos conhecimento dos conteúdos. Considero que conhecer a tipologia textual deva fazer parte do acervo pedagógico do professor(a) desde a Educação Infantil.
Escrevemos e lemos para estudar, aprender, ensinar, demonstrar; comunicar conhecimentos; discutir idéias, etc. Exemplos:

Nenhum comentário: