Loek van Veldhüyzen e K. Vreugdenhil
APS - Centro nacional pelo Aperfeiçoamento das Escolas (Utrecht – Holanda)
Os professores ensinam todos os dias. Preparam aulas. Explicam o que tem de ser aprendido. Supervisionam os exercícios dos alunos. Checam os resultados. Aprendem a conviver com sua classe. Modelam e influenciam comportamentos, ensinando às crianças e aos jovens a consciência de seus deveres, formas de convívio social, valores e normas.
Isso não acontece no vácuo. A educação se faz na escola, onde muitas outras coisas acontecem. Há reuniões de professores. Há o Plano Diretor para se levar em conta. Há o contato com pais.
Para executar a contento todas essa atividades, os professores devem possuir características muito especiais. Num perfil profissional, essas características são definidas numa certa ordem, permitindo que se construa uma imagem coerente da profissão.
APS - Centro nacional pelo Aperfeiçoamento das Escolas (Utrecht – Holanda)
Para executar a contento todas essa atividades, os professores devem possuir características muito especiais. Num perfil profissional, essas características são definidas numa certa ordem, permitindo que se construa uma imagem coerente da profissão.
Mas o ensino não pára de mudar e, com ele, muda a imagem do professor. Um perfil profissional é sempre o produto de um lugar e de um tempo determinados. Deveria ser revisto a cada cinco anos, aproximadamente.
Um perfil profissional também volta-se, em certa medida, para o futuro. Inclui características que, embora ainda não sejam universais, serão exigidas daqui a alguns anos. Resumindo, o perfil profissional de um professor:
• consiste em grupos de características, descritos numa certa ordem;
• está ligado a um lugar e a uma época;
• olha para o amanhã, mencionando características que podem ser exigidas num futuro próximo.
Este texto apresenta um perfil profissional de professor desenvolvido na Holanda. Seu formato original é bem mais complexo e foi elaborado a partir de pesquisa conduzida pela equipe do APS – Centro Nacional pelo Aperfeiçoamento das Escolas. Centenas de professores e de representantes de conselhos, sindicatos, autoridades locais e nacionais estiveram envolvidos na criação deste modelo. O perfil resultante, cujas linhas gerais vamos mostrar, não pode ser tomado como padrão para professores brasileiros, americanos, alemães ou japoneses, já que emerge da realidade holandesa. Ele pode, no entanto, inspirar qualquer escola, no Brasil ou em outro lugar do mundo, a construir o seu próprio perfil do professor.
Professores e diretores podem fazer isso, descrevendo o que consideram ser as características de um bom professor par a sua escola. Em um formato mais simples, essas características podem ser agrupadas em quatro dimensões: educativa, didática, organizacional e relativa a valores. Se a equipe escolar estiver de acordo quanto ao perfil que considera desejável par os seus docentes, esse tornar-se-á um poderoso instrumento a serviço do aperfeiçoamento profissional dos professores. Afinal, todos saberão que características são valorizadas e precisam ser desenvolvidas com o esforço individual e a formação continuada em serviço.
O perfil de docente ideal holandês que iremos mostrar em seguida apresenta características relativas às seguintes dimensões:
• professor enquanto profissional;
• professor enquanto educador;
• professor enquanto especialista em didática;
• professor enquanto membro de uma equipe.
• consiste em grupos de características, descritos numa certa ordem;
• está ligado a um lugar e a uma época;
• olha para o amanhã, mencionando características que podem ser exigidas num futuro próximo.
Este texto apresenta um perfil profissional de professor desenvolvido na Holanda. Seu formato original é bem mais complexo e foi elaborado a partir de pesquisa conduzida pela equipe do APS – Centro Nacional pelo Aperfeiçoamento das Escolas. Centenas de professores e de representantes de conselhos, sindicatos, autoridades locais e nacionais estiveram envolvidos na criação deste modelo. O perfil resultante, cujas linhas gerais vamos mostrar, não pode ser tomado como padrão para professores brasileiros, americanos, alemães ou japoneses, já que emerge da realidade holandesa. Ele pode, no entanto, inspirar qualquer escola, no Brasil ou em outro lugar do mundo, a construir o seu próprio perfil do professor.
O perfil de docente ideal holandês que iremos mostrar em seguida apresenta características relativas às seguintes dimensões:
• professor enquanto profissional;
• professor enquanto educador;
• professor enquanto especialista em didática;
• professor enquanto membro de uma equipe.
1. PROFESSOR ENQUANTO PROFISSIONAL
1.1 ESTÁ EM CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO
O comportamento dos seres humanos na sociedade é altamente influenciado pelas suas biografias e pela subcultura em que vivem. Todas as pessoas são diferentes; isso é inegável. Por isso, a comunicação entre professor e alunos, entre professor e seus pares e comunidade não envolve apenas técnicas; tem de ocorrer a partir de uma atitude determinada por valores que enfoquem, por exemplo, cooperação, respeito e tolerância, oferecendo oportunidades uns aos outros. Ao comunicar-se, é necessário que os professores estejam conscientes dos valores em jogo e saibam lidar com as diferenças.
É necessário que o professor esteja por dentro do que se passa na sociedade e se mantenha atualizado em relação aos avanços nos campos da sociedade e da cultura, da ciência e da técnica, da saúde e do meio ambiente, da política e da filosofia de vida. Deve saber definir a sua posição quanto a cada um desses avanços, consciente de que é um modelo importante para os seus alunos.
Espera-se do professor que:
• mantenha em um bom nível os seus conhecimentos sobre os avanços aqui mencionados, através de diferentes meios, inclusive por sua participação na vida social;
• aguce a compreensão sobre a tensão e a conexão entre características valiosas e relativamente estáveis da sociedade e novas modas e tendências;
• reflita sobre suas próprias experiências como participante na vida social, dentro e fora das fronteiras de seu país, transformando-as em dados que sejam úteis ao exercício de sua profissão;
• traduza suas afinidades ou o seu envolvimento com fenômenos sociais específicos em desenvolvimento contínuo das suas próprias preferências e do seu interesse pela profissão.
1.2 DESENVOLVE HABILIDADES COGNITIVAS VOLTADAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O professor deve saber lidar com problemas, reconhecendo-os, analisando-os e resolvendo-os. Ele está habituado a agir com independência, a liderar e a assumir responsabilidades, e aceita que os outros façam o mesmo. O professor deve ser capaz de assegurar que as aptidões cognitivas já dominadas durante a sua formação possam aperfeiçoar-se constantemente. Para isso, transitará entre experiências adquiridas dentro e fora de sua prática profissional e levará em contas os subsídios e sugestões que lhes são oferecidos.
Espera-se do professor que:
• continue a desenvolver suas aptidões iniciais relacionadas a reflexão, resolução de problemas, processamento de informação, pensamento e ação estratégicos, planejamento, gestão do tempo e avaliação, com o uso consciente e sistemático dessas aptidões no seu trabalho e, eventualmente, fora dele;
• considere as opiniões de outras pessoas sobre fenômenos e acontecimentos socioculturais e apliquem os resultados desta reflexão no seu trabalho.
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