a) Distribua entre os alunos os blocos lógicos ou o material de sucata e deixe que eles brinquem livremente.
b) Converse com os alunos sobre as formas planas que algumas peças ou objetos lembram: Vejam a forma desta tampa de panela (ou peça dos blocos lógicos).Enquanto mostra a tampa, acompanhe com o dedo a borda da tampa, de modo a desenhar o contorno de um círculo no ar. Diga: “este é o contorno do círculo. Vamos juntos a desenhar o contorno do círculo com o dedo no ar.”
c) Peça aos alunos que mostrem outras peças que têm a mesma forma do círculo.
d)Nesta fase, é normal que as crianças confundam círculo (figura plana) com esfera ou bola( sólido geométrico). É importante propor atividades nas quais os alunos observem diferentes objetos que lembram o círculo. Faça também o contorno de uma peça circular em uma folha, pinte a figura obtida e escreva CÍRCULO. Fixe a folha em um mural ou pendure-a em um varal para registrar a atividade. Dessa forma, os alunos podem recorrer aos registros quando tiverem dúvidas.
e) A mesma sequencia descrita anteriormente pode ser explorada com o quadrado, o retângulo, e o triângulo. Os alunos necessitam repassar essas formas muitas vezes. Sentir realmente os contornos das figuras planas e desenhá-los no ar com o dedo ajuda os alunos a identificar e nomear as figuras.
2.A atividade de fazer marcas com sólidos pode ser realizada com massa de modelar espalhada de forma homogênea em uma superfície ou com areia em uma caixa. Outra proposta é fazer com que a criança contorne com o lápis as faces dos objetos apoiados em uma folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário