quinta-feira, 28 de abril de 2011

Adaptação...

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive,  ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação,  pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.
Como são essas crianças?
EDUCAÇÃO INFANTIL - Crianças de 18 meses a 05 anos
·         Querem descobrir, conhecer, investigar o mundo que as rodeia;
·         Tem os sentidos aguçados: tocam tudo o que vêem;
·         Sentem, cheiram, são atentas aos ruídos, sons ritmados, movimentos, percebem e identificam as cores e as formas;
·         Habilidosas para colher informações, para buscar soluções simples e às vezes fantásticas para os problemas;
·         Tem grande capacidade de preservar histórias na memória...
·         Querem saber os por quês de tudo! Por que será?
·         A imaginação e a fantasia ocupam grande parte de suas brincadeiras!
·         Nos jogos dramáticos, exercitam o comportamento de imitar ações, revelando a sua criatividade e assim vão entendendo como as coisas são na realidade...
Aprendendo Muito brincando
As brincadeiras são muito mais do que momentos de diversão descompromissados. Com o estímulo certo, ajudam a criança a entender melhor o mundo. Entendemos que a recreação tem papel fundamental no desenvolvimento infantil.
Uma criança que se distrai empurrando uma caixa, acaba descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar e a consolidar a auto-estima.

Cada atividade representa um tipo de aprendizado
As histórias de faz-de-conta representam experiências da vida real e acabam trazendo à tona os desejos, as preocupações e os medos infantis. Os jogos desenvolvem a linguagem e as habilidades sociais, pois levam as crianças a negociar com os colegas as regras e a divisão de papéis.
Em relação à formação de atitudes, desde cedo é possível ensinar regras de conduta que os acompanharão por toda a vida. Dar o exemplo, nesse caso, é tão importante quanto falar. As crianças adquirem atitudes adequadas imitando os adultos que tem como referência. A educação deve incluir não só o que se diz, mas sobretudo o que se faz.
O que trabalhamos na educação infantil
Os projetos integrados, elaborados pela coordenação do curso e utilizados pelas crianças na forma de cadernos de textos e atividades interativas, levam em conta os objetivos e critérios selecionados por faixa etária. Tais projetos investem em temas diferenciados, que contribuem para a interpretação e a expressão de nossos alunos,  sendo um elemento muito motivador para o aprendizado.
Toda a estrutura de conteúdo por área e temas é baseada nos referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil propostos pelo M.E.C.
 
Formação pessoal e social
    Através de projetos interdisciplinares envolvendo histórias e contos, são trabalhadas muitas atividades envolvendo atitudes, sentimentos, expressões e valores.
Linguagem oral e escrita, através de rodas de histórias e incentivo à leitura

   As práticas de leitura são constantes em toda a rotina da pré-escola. As rodas de história, as dramatizações, os saraus literários e as visitas à biblioteca fazem parte dessa vivência, que tem como objetivo o despertar prazeroso para a leitura.
Conhecimento de mundo, vida em sociedade, a riqueza e a diversidade cultural
Conhecer a sua cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitem que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos. Os projetos interdisciplinares também favorecem o desenvolvimento nessa área.
A Matemática do cotidiano
Através de situações concretas de manipulação de quantidade, associadas ao conceito de número, nossas crianças vão sendo introduzidas no universo da lógica e do raciocínio. A leitura de receitas culinárias que apresentam porções e medidas também ampliam a habilidade e o entendimento de quantidade. A resolução de problemas de forma concreta e lúdica também permite a apropriação de muitos conceitos matemáticos.
Movimento/Psicomotricidade - Jogos Motores e práticas esportivas
Ter consciência das possibilidades e do potencial do seu corpo é um objetivo a ser introduzido na Educação Infantil através de vivências corporais e explorações sensoriais. Com uma orientação adequada, nossas crianças traduzem em expressão muitas habilidades corporais e são iniciadas em algumas práticas esportivas utilizando recursos como: bola, bambolê, pneu, corda, colchonetes, bastões, entre tantos outros.
A Música e a Arte como forma de expressão
A Arte agrega várias formas de expressão e, entre elas, as artes visuais e a música, duas áreas fortemente engajadas ao nosso trabalho. Através da música trabalhamos a diversidade sonora e cultural e, através da artes visuais, possibilitamos que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas, a partir da observação e apreciação de obras de arte de diferentes artistas nacionais e do mundo, para que possam ter seu próprio estilo e dar vazão ao seu processo criativo. A vernissage dos alunos de 5 anos é o trabalho que fecha com chave de ouro o percurso das artes na Educação Infantil.
A ecologia e o funcionamento da natureza
A natureza está em toda parte e sentir-se parte dela é o primeiro passo como seres humanos e seres vivos que somos. Desenvolvemos nas crianças um posicionamento consciente em relação à natureza, aguçando entre elas a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da vida. Experiências de acompanhamento de ciclo de vida de pequenos animais e plantas exemplificam a rotina nessa área. Estudos de meio planejados com a finalidade de incrementar os conceitos das ciências naturais são inseridos em todas as faixas etárias da Educação Infantil.

Teatro e jogos dramáticos

Dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papéis sociais e as relações entre eles. O teatro na Educação Infantil trata-se mais de um grande jogo dramático, onde brincando exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo. Fantoches, marionetes, fantasias e maquiagens contribuem para esse exercício de faz de conta e também compõem esse delicioso cenário.
Culinária
“Vamos fazer o bolo da Galinha RUIVA?” A resposta da turma do Maternal foi unânime: SIM! A culinária pode surgir em vários contextos. Quer seja a partir de uma história, quer seja a partir do conhecimento de outras culturas e seus alimentos, quer seja a partir de um projeto que enfoque a preferência culinária de cada elemento da turma.
Oficinas
São momentos muito ricos de troca e interação, envolvendo atividades concretas relacionadas a diferentes temas. É o momento de “fazer junto”, de construir alguma coisa utilizando divisões de tarefas, resultando num objeto final que foi fruto dessa fusão de individualidades. Oficina de cartões, oficina de brinquedos em sucata, oficina de sabonete, oficina para fazer livrinhos.

Nenhum comentário: