quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dinâmica da Bala

Dinâmica da Bala
Pode confrontar com a Palavra de Deus?

Palavra de Deus:
At 4, 32-37

Objetivo:
Despertar a importância do outro, despertar a solidariedade, perceber o nosso individualismo, .

Material:
Algumas balas .

Como Fazer:
O coordenador deve dizer para os participantes esticarem o braço e dar na mão de cada um uma bala. Dizer para eles colocarem a bala na boca sem esticar o braço ou utilizar o outro braço. A única maneira de fazer isso é com a ajuda do outro.

Comentários:
O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente? Por que eles agiram assim? Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia?

DINÂMICA DA BALA

Objetivos:
Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo. Material:Balas de cereja (com sabor azedo) e bombons na proporção de uma de cada tipo para cada integrante do grupo. Observações:Nada impede que o número de balas e bombons seja aumentado ou que os mesmos sejam novamente utilizados durante a dinâmica, opção do coordenador. Esta dinâmica é mais indicada para grupos homogêneos em termos de laços de amizade. Como Fazer:1. O coordenador deve distribuir as balas e bombons para os integrantes do grupo.
2. Cada integrante deve distribui-los do seguinte modo:
a) O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.
b) A bala azeda é dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa.
3. A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea.
4. Uma bala ou bombom pode ser dado a alguém que já tenha recebido outra do mesmo tipo.
5. Os integrantes podem dar balas ou bombons para si próprios.
6. A apresentação correspondente às balas azedas deve ser feita com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.

1.      Dinâmica para os pais:
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Se vc não puder dar balas, substitua por um pedaço de barbante e peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão e faça a reflexão que a da bala.

Nenhum comentário: