PALAVRA DA DIREÇÃO
Muito se lê e muito se escreve sobre o processo educativo, mas na verdade muitos confundem ou deturpam o verdadeiro sentido do educar.
Educar não é apenas transmitir conhecimentos. Educar é muito mais que isso. É humanizar o indivíduo de modo a torná-lo um agente capaz de interferir na sociedade, buscando nela a paz e a harmonia entre seus iguais. É poder caminhar sem ter medo do dia de amanhã, pois quem tem estrutura sólida não cai quando a terra estremece.
É por essa razão que devemos pensar a educação como um instrumento capaz de forjar o indivíduo humano, não apenas no que tange ao conhecimento intelectual, mas também no afetivo, emocional e espiritual, de forma plena que o levará a assumir o seu papel pautado na ética e no respeito pelo seu próximo.
Essa reflexão nos faz lembrar as palavras do educador indiano Bhagavan Sathya Sai que diz: “A ausência de valores humanos é responsável por todas as misérias, tristezas e problemas do mundo”.
Embasados nesses valores, que nada mais são que os preceitos cristãos, é que formulamos a nossa proposta educacional, tendo muito claro em nossas mentes a necessidade de prepararmos os jovens para trilhar os caminhos da vida pessoal e profissional, buscando sempre auxiliar o seu próximo e nunca perdendo a essência humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário