quinta-feira, 28 de abril de 2011

Plano de Aula...

Lembro que são apenas sugestões e que vocês professores devem realizar as intervenções necessárias conforme sua turminha.

Segunda-feira

Conteúdo: (letras S, A, O)
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Objetivo: Discriminar os sons das vogais e das consoantes S dentro de um contexto.
Atividades a serem realizadas:
-Cantiga da música “O sapo não lava o pé”;
-Destacar no texto a palavra SAPO;
- Perguntar aos alunos quais as letras que já conhecem dessa palavra;
=> Para o grupo l:
- Destacar a letra O e ilustrar algumas figuras cujo nome inicia com essa vogal;
- Visualização dessa vogal nas letras bastão e cursiva;
- Pintar a letra O encontrada na música;
Atividade escrita: Colorir e grafar a letra O.
ð      Para o grupo ll:
-Identificar as letras que já conhecem na palavra SAPO;
- Observar a palavra SAPO e SACO e identificar quais letras se repetem;
- Citar palavras que iniciem com SA (sapato, sabão, sapo, saco, saúde)
Atividade escrita: Representar através de um desenho a música “O sapo não lava o pé”;
Completar as palavras com as letras que faltam.
Recursos: Cartaz com a música “O sapo não lava o pé”
Avaliação: Avaliação contínua dos dois grupos, sendo observada sua interação nos trabalhos a serem desenvolvidos através da oralidade e das atividades propostas.

Terça-feira

Conteúdo: (letra S, A,O)
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Objetivo: Reconhecer o som da letra S.
Atividades a serem realizadas:
ð Atividade com o texto:
- Cantar a música “O sapo não lava o pé”;
- Formar a palavra SAPO com Letras móveis;
- Mudar a ordem das vogais e formar a palavra SOPA;
- Fixar no quadro um cartaz com ilustrações e palavras que iniciem com a letra S (trabalho com letras e sílabas iniciais);
Atividade escrita:
- Desenhar o que comece com a letra S;
- Recortar o texto que está em ordem aleatória e colocá-lo em ordem.
Recursos: Revistas.
Avaliação: Verificar a interação dos alunos nas atividades, esclarecendo e auxiliando nas situações de dúvida.








Quarta-feira

Conteúdo: maior, menor, médio
Área de conhecimento: Matemática
Objetivo: Ter noção de medidas de comprimento.
Atividades a serem realizadas:
- Visualizar objetos de diferentes tamanhos e distinguir qual o menor, o maior e o médio;
- Fixar na parede um metro;
- Tirar a medida de comprimento de cada aluno, fixando o nome na alta de sua medida;
- Através da visualização da medida de todos, eleger o aluno mais alto e baixo;
 Atividade escrita: Circular as figuras de tamanho médio, desenhar uma árvore de tamanho grande, pequeno e médio.
Recursos: Fita métrica.
Avaliação: Avaliação contínua e diária, sempre observando o raciocínio lógico-matemático do aluno.

Quinta-feira

Conteúdo: Minha Escola
Área de conhecimento: Geografia
Objetivo: Reconhecer a escola como local onde todos têm responsabilidade de cuidar.
Atividades a serem realizadas:
- Fazer uma excursão pela escola, conhecendo as partes que a compõe os funcionários e suas funções;
- Atividade escrita: Circular as cenas que mostram como se pode colaborar com a limpeza da escola: pintar o que mais gosta de fazer na escola.
Recursos:
Avaliação: Através da verificação do interesse, assimilação e compreensão do aluno referente ao zelo que devem ter com a escola.

Sexta-feira

Conteúdo: Carnaval
Área de Conhecimento: História
Objetivo: Reconhecer o Frevo como parte da cultura pernambucana.
Atividades a serem realizadas:
- confecção de máscaras;
- Dança do frevo (os alunos irão manifestar a dança à sua maneira)
- Apresentação da sombrinha do Frevo;
Recursos: sombrinha de frevo, cartolinas, glitter, lápis coloridos.
Avaliação: Através da observação na desenvoltura dos meninos na produção de máscaras e expressão corporal.

Nenhum comentário: