Resumo do livro: jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil
O livro “jogos, projetos e oficinas para a Educação Infantil”, é uma obra que mostra como a Educação Infantil deve cumprir o seu papel socializador, permitindo às crianças aprendizagens diversificada, para que possam desenvolver uma identidade própria. Observa-se que as crianças sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. E que a compreensão disso é um grande desafio para os educadores. Assim, para que as crianças possam criar, é imprescindível que lhes sejam oferecidas experiências ricas, sejam elas voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens em situações orientadas. O livro aborda temas como: a função pedagógica da Educação Infantil;objetivos gerais da Educação Infantil;o caráter formativo da avaliação nessa etapa de ensino;os registros das observações e o trabalho com os eixos temáticos(Matemática; Língua Portuguesa; Natureza e Sociedade; Música; Artes e Movimento). Apresentando uma série de orientações e sugestões de atividades que visam auxiliar o professor da Educação Infantil na organização e na prática educativa.
A função pedagógica da educação infantil é definida como um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os amplia, com o objetivo de levá-la à construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas. Nesse processo de ampliação, os conhecimentos adquiridos são uma extensão do que a criança já vinha desenvolvendo por meio de ações realizadas sobre objetos do mundo físico, bem como experiências vividas no seu universo sociocultural, incluindo-se aí a observação, a intuição e a reflexão próprias de seu desenvolvimento intelectual. É citado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde diz que a instituição de educação infantil, pode oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.
Sobre os objetivos gerais da educação infantil, é colocado que saber quais são as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas crianças da educação infantil, é proporcionar meios de concretizar as intenções educativas estabelecidas. Em concordância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o livro mostra que a prática da educação infantil deve ser organizada de modo a propiciar aos alunos condições de: desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente; descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima; estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente; brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas a diferentes intenções e situações de comunicação; conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse respeito e participação frente a elas e valorizando diversidade.
Enfocando o tema “avaliação”, os autores iniciam com uma síntese de suas diversas funções: diagnosticar (avaliação diagnóstica é aquela que se tem à intenção de constatar se os alunos possuem conhecimentos e habilidades necessários as novas aprendizagens); classificar (avaliação somativa tem a função de classificar os resultados de aprendizagens alcançados pelos alunos, segundo objetivos preestabelecidos); controlar (a avaliação formativa é contínua e sistemática, realizada ao longo da ação educativa, e tem por objetivo verificar se as crianças estão atingindo as metas previstas). E que de acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, a avaliação na educação infantil surge identificada como avaliação formativa: a observação contínua e sistemática do desempenho nos processos de aprendizagens vivenciados pelas crianças. Tendo como objetivo reorientar e melhorar a ação educativa, a observação e o registro constituem o principal instrumento de que o professor da educação infantil dispõe para apoiar e aperfeiçoar a sua prática pedagógica.
A avaliação deve permitir que as crianças compartilhem das observações e registros sobre seu desempenho, vibrando com suas conquistas e tomando consciência de suas dificuldades. A avaliação deve ainda, segundo os autores, permitir que os pais, inteirados do projeto educativo da instituição, possam acompanhar de perto a prática educativa vivenciada por seu filho ou filha, compreendendo os objetivos propostos e as ações desenvolvidas. As suas características na educação infantil (global, contínua e formativa) permitem ao professor direcionar sua prática educativa, de modo à, respeitando as potencialidades das crianças, proporcionarem a elas grande quantidade, e variedade de experiências de aprendizagens, de modo que alcancem um maior desenvolvimento de suas capacidades. A observação direta e sistemática do aluno, frente ao processo de construção e reconstrução de conhecimentos, permite, ao professor, adequar a intervenção educativa e, ao aluno, a tomada de consciência de suas aprendizagens.
Sobre os registros das observações, o livro trás a título de sugestão um quadro de registros de observações, que pode ser adaptado a partir das ações educativas priorizadas pelo projeto curricular de cada escola. O quadro trás competências a serem observadas tais como: se a criança mostra confiança na sua capacidade para a realização de tarefas; se demonstra percepção de suas limitações na realização das tarefas; identifica e nomeia as principais partes de seu corpo; demonstra autonomia nos hábitos básicos de higiene e saúde; compreende mensagens orais; possui um vocabulário adequado à sua faixa etária; relaciona-se com seus colegas e adultos, mostrando atitudes de colaboração e respeito. Porém o livro adverte sobre a importância de observar as diferenças individuais dos alunos, tomando-se como parâmetro às possibilidades de aprendizagem de cada criança.
Iniciando o trabalho dos eixos temáticos, o livro mostra que as atividades de Matemática devem possibilitar aos alunos o desenvolvimento das capacidades descritas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. As crianças brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias estabelecem conexões entre o seu cotidiano e a Matemática, entre a Matemática e as demais áreas do conhecimento e entre diferentes temas matemáticos. São diversas as ações que intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a seqüência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. São ações que ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com histórias, contos
A função pedagógica da educação infantil é definida como um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os amplia, com o objetivo de levá-la à construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas. Nesse processo de ampliação, os conhecimentos adquiridos são uma extensão do que a criança já vinha desenvolvendo por meio de ações realizadas sobre objetos do mundo físico, bem como experiências vividas no seu universo sociocultural, incluindo-se aí a observação, a intuição e a reflexão próprias de seu desenvolvimento intelectual. É citado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde diz que a instituição de educação infantil, pode oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.
Sobre os objetivos gerais da educação infantil, é colocado que saber quais são as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas crianças da educação infantil, é proporcionar meios de concretizar as intenções educativas estabelecidas. Em concordância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o livro mostra que a prática da educação infantil deve ser organizada de modo a propiciar aos alunos condições de: desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente; descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima; estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente; brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas a diferentes intenções e situações de comunicação; conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse respeito e participação frente a elas e valorizando diversidade.
Enfocando o tema “avaliação”, os autores iniciam com uma síntese de suas diversas funções: diagnosticar (avaliação diagnóstica é aquela que se tem à intenção de constatar se os alunos possuem conhecimentos e habilidades necessários as novas aprendizagens); classificar (avaliação somativa tem a função de classificar os resultados de aprendizagens alcançados pelos alunos, segundo objetivos preestabelecidos); controlar (a avaliação formativa é contínua e sistemática, realizada ao longo da ação educativa, e tem por objetivo verificar se as crianças estão atingindo as metas previstas). E que de acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, a avaliação na educação infantil surge identificada como avaliação formativa: a observação contínua e sistemática do desempenho nos processos de aprendizagens vivenciados pelas crianças. Tendo como objetivo reorientar e melhorar a ação educativa, a observação e o registro constituem o principal instrumento de que o professor da educação infantil dispõe para apoiar e aperfeiçoar a sua prática pedagógica.
A avaliação deve permitir que as crianças compartilhem das observações e registros sobre seu desempenho, vibrando com suas conquistas e tomando consciência de suas dificuldades. A avaliação deve ainda, segundo os autores, permitir que os pais, inteirados do projeto educativo da instituição, possam acompanhar de perto a prática educativa vivenciada por seu filho ou filha, compreendendo os objetivos propostos e as ações desenvolvidas. As suas características na educação infantil (global, contínua e formativa) permitem ao professor direcionar sua prática educativa, de modo à, respeitando as potencialidades das crianças, proporcionarem a elas grande quantidade, e variedade de experiências de aprendizagens, de modo que alcancem um maior desenvolvimento de suas capacidades. A observação direta e sistemática do aluno, frente ao processo de construção e reconstrução de conhecimentos, permite, ao professor, adequar a intervenção educativa e, ao aluno, a tomada de consciência de suas aprendizagens.
Sobre os registros das observações, o livro trás a título de sugestão um quadro de registros de observações, que pode ser adaptado a partir das ações educativas priorizadas pelo projeto curricular de cada escola. O quadro trás competências a serem observadas tais como: se a criança mostra confiança na sua capacidade para a realização de tarefas; se demonstra percepção de suas limitações na realização das tarefas; identifica e nomeia as principais partes de seu corpo; demonstra autonomia nos hábitos básicos de higiene e saúde; compreende mensagens orais; possui um vocabulário adequado à sua faixa etária; relaciona-se com seus colegas e adultos, mostrando atitudes de colaboração e respeito. Porém o livro adverte sobre a importância de observar as diferenças individuais dos alunos, tomando-se como parâmetro às possibilidades de aprendizagem de cada criança.
Iniciando o trabalho dos eixos temáticos, o livro mostra que as atividades de Matemática devem possibilitar aos alunos o desenvolvimento das capacidades descritas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. As crianças brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias estabelecem conexões entre o seu cotidiano e a Matemática, entre a Matemática e as demais áreas do conhecimento e entre diferentes temas matemáticos. São diversas as ações que intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a seqüência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. São ações que ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com histórias, contos
Sobre o Autor
Sou Eva Coutinho Matos Santana, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná.Professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.Escrevo artigos acadêmicos sobre Educação.
Sou Eva Coutinho Matos Santana, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná.Professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.Escrevo artigos acadêmicos sobre Educação.
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