sábado, 2 de abril de 2011

Contribuições de Comênio para a Didática

Comênio (1592-1670) acreditava que o homem, por ser dotado de razão, pode entender a si e a todas as coisas. Por isso, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Ele concluiu que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Segundo ele a prática escolar, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.
Defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.
Apesar de existir a mais de 300 anos, muitos elementos da pedagogia do Comênio, exceto os de aspectos religiosos, são utilizado atualmente no cotidiano escolar.
Segundo as palavras de Comênio é preciso respeitar a capacidade de compreensão do aluno, progredir do fácil para o difícil, trabalhar a motivação e a interação através de aulas que alternem o trabalho com descanso, onde a aprendizagem parta dos sentidos, da experiência do aluno, da ação, e não a partir de teorias abstratas. Assim como Comênio, também utilizo o livro didático em minhas aulas, não o sigo a risca, mas utilizo como um apoio para a alfabetização. Procuro desenvolver os conteúdos sempre partir da realidade dos alunos, valorizando suas vivencias e estimulando a observação e experimentação. Gosto de trabalhar em grupo e utilizo muitos jogos e brincadeiras, pois acredito que facilitam a aprendizagem, trabalha a motivação e tornam as aulas menos cansativas. Como trabalho com alfabetização também parto do princípio de que é preciso progredir do fácil para o difícil, ou seja, inicio trabalhando com palavras simples que tenham significado para eles, sons e frases simples até evoluir para palavras e frases mais complexas, sempre respeitando o limite e capacidade de compreensão dos meus alunos.

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